TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Partir da Leitura do Texto Comunicação

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

A Partir da Leitura do texto Comunicação de um caso de paranoia que contradiz a teoria psicanalítica (1915) de S. Freud responda as questões que se seguem:

Questão 1

  1. Explique porque razão no título de seu trabalho Freud afirma que o caso apresentado por ele contradiz a teoria psicanalítica.

Resposta: Segundo o texto foi afirmado na literatura psicanalítica que o paranóico luta contra a intensificação de suas tendências homossexuais, o que no fundo remete a uma escolha narcísica do objeto. Além disso foi assinalado que o perseguidor seria no fundo o amado ou alguém amado no passado.Dessas preposições resulta a exigência que o perseguidor seria do mesmo sexo do perseguido. E o caso apresentado se opunha contra isso já que a moça parecia se defender do amor pelo homem ao transformá-lo diretamente no perseguidor.Até então no inicio do caso não havia encontrado nada sobre outra mulher ou vínculo homossexual.

 

  1. A partir do caso apresentado no texto explique o mecanismo de projeção na paranoia.

Resposta: O chefe substitui a mãe, o homem é colocado no lugar do pai. O amor da moça pela mãe, cumpre o papel de uma ‘’consciência moral’’, e isso procura conter a moça para o caminho da satisfação sexual.

3-Para psicanálise uma ligação homossexual superintensa se apresentaria como a condição para o desenvolvimento de um delírio de perseguição explique:

4- Cite duas características que comumente estão presente em um quadro de paranoia:

Resposta: Posterioridade na recuperação de impressões e deslocamento como da lembrança.

Questão 2

A partir da leitura do texto A perda da realidade na neurose e na psicose explique o processo de afastamento da realidade na neurose e na psicose e as diferenças apresentadas por Freud entre ambas.

 Resposta: Na neurose, um fragmento da realidade é evitado por uma espécie de fuga, ao passo que na psicose, a fuga inicial é sucedida por uma fase ativa de remodelamento; na neurose, a obediência inicial é sucedida por uma tentativa adiada de fuga. Ou ainda, expresso de outro modo: a neurose não repudia a realidade, apenas a ignora; a psicose a repudia e tenta substituí-la.

Questão 3

 1 – Como você entende o diagnóstico psicanalítico? O que o diferencia do diagnóstico psiquiátrico?

 Resposta: Diagnóstico psicanalítico é uma construção, que visa a causa e o sujeito, e depois de acolher por um tempo e com muita escuta, diagnosticar se preocupando com a subjetividade e singularidade do sujeito.  O diagnóstico psiquiátrico se preocupa em diagnosticar segundo a descrição dos sinais e sintomas da doença.

2-Explique a frase ‘’ o diagnóstico em psicanálise é uma construção e não uma classificação’’.

 Resposta: É uma construção, pois leva algum tempo, não basta circunscrever um nome e dá-lo ao sujeito. O diagnóstico psicanalítico visa a causa, mas não a doença. E só é construído após escuta.

3 – Apresente os três tempos do Édipo.

 Resposta: Segundo Freud, Num primeiro tempo a criança mantêm com a mãe uma relação de indistinção, reforçada pelos cuidados e pelas necessidades da criança, que se coloca no lugar de objeto complementar da mãe, objeto de desejo da mãe.O segundo tempo consiste na relativização dessa completude. Surge a figura do pai, que interfere na relação da criança com a mãe na forma de privação.A criança se depara com a lei do pai, e com essa descoberta, a criança significa o desejo da mãe como submetido a lei do outro, que implica que seu próprio desejo depende de um desejo do outro. Com isso a criança pode chegar a alcançar a diferenciação, ou seja, a separação que seria o terceiro tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com