TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Problemática do Abuso Sexual de Crianças

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

A Problemática do abuso sexual de crianças

É frequente a ocorrência de abuso sexual infantil, pode ocorrer por fatores culturais e afetivos, produz na vitima efeitos devastadores tanto em sua vida individual como familiar. O abuso torna-se ainda mais conflituoso quando possui uma familiaridade com o indivíduo, geralmente o abusador é alguém próximo da criança, podendo ser parentes ou até mesmo amigos íntimos da família causando confusão psíquica na criança onde não consegue discriminar as práticas invasivas confundindo-as com cuidado e proteção.

A criança abusada geralmente é solitária, apresenta déficits emocionais e comportamentais, podendo conceber transtornos mentais e levá-la ao suicídio. Muitas vezes a criança ao relatar o abuso, seus familiares tendem a pensar que a criança não sabe o que está dizendo, acredita ser uma fantasia.

Deve-se investigar o abuso sexual sobre o ponto de vista da própria criança, possibilitando com que ela tenha expressão diante os fatos. Ainda se investiga quais são as motivações com que os pais trazem essa criança para a terapia para melhor a compreensão.

A relação estabelecida entre criança-analista é de suma importância para que o analista consiga evocar os conflitos e angústias que a criança carrega após um abuso, para que assim seja possível traduzir a realidade interna e seus medos e perigos projetados no mundo externo.

O analista irá construir junto com a criança novos sentidos, decodificando os significados das brincadeiras e desenhos, das angústias, apresentadas através da expressão lúdica (que traz uma simbolização).

Os personagens dos desejos e jogos descritos no enredo criado pela criança são como testemunhas da elaboração do seu conflito, e ao manifestarem essa elaboração através do lúdico às identificações projetivas criam vidas durante a sessão direcionando os fatos ocorridos em seqüências as suas emoções.

Matheus no decorrer das sessões comunica sua angústia em meio desamparo, apresenta toda uma elaboração através dos desenhos contendo muita fumaça na chaminé, na necessidade de proteger o irmão do perigo, pedindo proteção para o analista.

Apresenta assim, fantasias de sofrimentos e de cura. Mesmo que não possuam ainda a comunicação verbal, compreendem sua enfermidade e desejo de cura. O processo de recuperação é longo, podendo gerar na vida adulta a reprodução de abuso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com