TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanálise e o Inconsciente

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Freud e a psicanálise se popularizaram de tal forma que suas ideias são vistas, muitas vezes de modo errôneo e distorcido, como vários casos que passam por um processo de grande divulgação. A psicanálise pretende explicar o funcionamento da mente humana, e além disso ela acaba se transformando em um método de tratamento de diversos transtornos mentais.

Durante a vida de Freud, ele publicou uma grande obra falando sobre suas descobertas e formulando leis gerais sobre a estrutura e o funcionamento da psique humana. A Psicanálise visa interpretar o significado oculto de tudo aquilo que manifestamos através de ações, palavras e até nos sonhos. Atualmente o exercício da Psicanálise é utilizado não só para análise buscando a cura e autoconhecimento, mas também para psicoterapias, orientação, aconselhamento, entre outros.

Após trabalhar com Jean Charcot- um psiquiatra francês que trabalhava histerias com hipnose- Freud retornou a Viena em 1886 e seu principal instrumento de trabalho passou a ser a sugestão hipnótica. Ele acompanhou casos, como o de Ana O. que até então não conseguia indicar a origem de seus sintomas, mas sob efeito da hipnose relatava a origem deles, e percebeu que eles estavam ligados a vivências anteriores da paciente. Quando Ana rememorava essas cenas e vivências, os sintomas desapareciam devido a liberação das reações emotivas que tinham ligação ao evento traumático.

Josef Breuer, um médico e cientista que tinha contato com Freud, criou o método catártico, um tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos que não puderam ser expressados quando o indivíduo vivenciou uma situação desagradável ou dolorosa, e essa liberação que leva a eliminação dos sintomas.

Freud, aos poucos foi abandonando a hipnose e modificando a técnica de Breuer, pois viu que nem todos os pacientes precisavam ser hipnotizados, e desenvolveu uma técnica de concentração onde a rememoração sistemática era feita por meio de uma conversação normal.

Freud se questionava qual era a causa para os pacientes se esquecerem de tantos fatos da sua vida interior e exterior. Em 1900, no livro A interpretação dos sonhos, ele apresenta uma teoria que se referia a existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente e Freud já esboçara os fundamentos do Complexo de Édipo, segundo o qual o amor do filho pela mãe implica ciúme ou aversão ao pai.

O inconsciente é constituído por conteúdos reprimidos, que pela ação de censuras internas não têm acesso ao sistema pré-consciente. Um dia eles podem ter sido conscientes, mas em algum momento foram reprimidos e levados ao inconsciente, onde possui leis próprias de funcionamento e é atemporal, ou seja, não existem as noções de passado e presente.

No pré-consciente permanecem conteúdos acessíveis a consciência, que por um momento podem estar na consciência e em seguida não estar mais.

Já o consciente recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e interior, passamos a ter a percepção, a atenção e o raciocínio.

Freud em sua investigação na prática clínica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos referia-se a conflitos de ordem sexual, localizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com