TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fantasias inconscientes ou realidade psíquica

Tese: Fantasias inconscientes ou realidade psíquica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Fantasias inconscientes ou realidade psíquica

Melanie Klein:

Ela poderá que as fantasias são representantes psíquicas das pulsões libidinais e destrutivas com as quais as crianças já nascem. Klein vai falar que a criança já nasce com a capacidade de criar fantasias que darão expressão a seus impulsos e suas reações instintivas.

Para criar essa ideia de fantasia Klein baseou-se na ideia freudiana de “realização alucinatória de desejo” que a criança já vem ao mundo com a capacidade de alucinar (e, portanto fantasiar), ao passo que para Freud alucinação era posterior a uma experiência de satisfação e de perda do objeto.

Para Klein embora a experiência possa enriquecer e tornar a fantasia mais elaborada, esta não depende da experiência para existir. Ao contrário, todas as experiências estão de algum modo predeterminadas pelo campo e pela dinâmica da fantasia (pela fantasmática) que ocorre desde sempre em nível inconsciente.

Melanie Klein acredita que as fantasias primitivas são experimentadas em sensações e mais tarde assumem a forma de imagem, mais não dependem de palavras, ainda que estas acabem sendo incorporada aos roteiros e as cenas da fantasia.

Idealização

Conceito: A idealização consiste em atribuir ao outro qualidades de perfeição, percebendo-o como aquele que possui somente características positivas. É, portanto, uma forma de perceber aquele a quem se ama ou se admira de forma parcial, incompleta, irreal e por assim dizer, imaturo, colocando-o num lugar impossível de ser alcançado.

Melanie Klein acredita na função defensiva da idealização.

Nesse caso, a pessoa afasta os seus próprios aspectos destrutivos, negando-os, e deixando o objeto amado provido somente das qualidades e dos aspectos bons. Por isso torna-se idealizado. O namorado passa a ser perfeito. Aquela profissão é tão maravilhosa que tornará a pessoa famosa e inevitavelmente bem-sucedida. Não basta ser bom, tem de ser ótimo!

Aqui, a dificuldade é com a realidade das coisas, que traz as contradições existentes nos sentimentos e nos desejos. A ideia de se ter um “mar de rosas” é extremamente ilusória e idealizada e representa essa dificuldade de suportar uma realidade que, ao contrário, denuncia a existência constante de frustrações na vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com