TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicofarmacologia na Psicologia

Por:   •  16/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3
  1. FACULDADE FATECIE
  2. COLEGIADO DE PSICOLOGIA
  3. CURSO DE PSICOLOGIA

ANGELA FERRARI

[a]

PSICOFARMACOLOGIA

PARANAVAÍ

2020

ANGELA FERRARI

PSICOFARMACOLOGIA

Relatório apresentado à disciplina de Psicofarmacologia como requisito parcial para obtenção de nota no curso de Psicologia da                 Faculdade Fatecie.

Prof. Dr, Humberto Pasquinelli.

PARANAVAÍ

2019

1 . A farmacologia pode ser definida como o estudo dos fármacos e seus efeitos dentro do organismo. Dessa maneira, ela pode ser considerada uma área relacionada com diferentes ramos da área da saúde, como psicologia, medicina, odontologia. De maneira mais especifica, considerando a área da psicologia, cite a importância da área da Psicofarmacologia dentro da prática clínica em Psicologia. Bem como no manejo do paciente.

É importante o psicólogo entender de psicofarmacologia, compreendendo como os fármacos atuam nos diversos casos de sofrimento psíquico, contribuindo para conhecer os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos que possam ser levados a terapia. Dessa forma o psicólogo será capaz de identificar se os sintomas são oriundos da medicação ou das defesas do aparelho psíquico. No manejo clínico é preciso que o psicólogo compreenda que embora a medicação muitas vezes não seja capaz de extinguir os sintomas dos transtornos psíquicos, ela é fundamental para a qualidade de vida do paciente. Além de ser de grande importância em casos específicos o trabalho em conjunto do psicólogo e do psiquiatra, contribuindo para a melhora do paciente e podendo chegar durante a psicoterapia a extinção dos sintomas ou diminuição das doses medicamentosas.  

2. A via de administração dos medicamentos pode ser definida de maneira simplificada como a maneira com que o medicamento entra em determinado organismos. Dessa maneira, cite de que maneira as diferentes vias de administração do fármaco pode influenciar pensando no tempo de ação do mesmo em nossos pacientes.

As principais vias de administração de fármacos são as Vias enterais: oral, sublingual e retal e vias parentais intravenosas: subcutânea, respiratória, ocular nasal e auricular, tópica e intramuscular.

A absorção do medicamento é a passagem do fármaco do local em que foi administrado para a circulação sistêmica, só fazendo efeito quando a substância entra em contato com as moléculas receptoras. Alguns fatores influenciam a absorção do medicamento no organismo, cada uma dessas vias possui características próprias, que influenciam na absorção. Sendo as características físicoquimicas, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com