TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicofarmacologia na Psicologia

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO:

Modelos animais de ansiedade e o estudo experimental de drogas serotonérgicas

MODELOS ASSOCIATIVOS DE ANSIEDADE

Supressão Condicionada

Durante o procedimento deste modelo experimental a junção de um estímulo neutro e um estímulo aversivo é sobreposto a uma linha de base de comportamento operante. Essa junção resulta em supressão do responder durante o estímulo aversivo condicionado e sua recuperação após a ocorrência do estímulo aversivo incondicionado. Esse procedimento consiste na medição do efeito do estimulo frente a resposta consumatória.

Resposta de Esquiva

É um comportamento que envolve a adoção de medidas preventivas antes do surgimento do evento aversivo, ou seja, permite a pessoa prevenir a ocorrência de estímulos aversivos antes que eles apareçam., podendo ser aprendido de forma ativa e passiva, ou inibitória.

Esquiva Ativa

 Procedimento onde o comportamento do animal é agir, evitando eventos aversivos. Este procedimento possui várias variações, sendo uma conhecida como a Caixa de alternação/caixa vai e vem. Ao se deslocar para o compartimento seguro, ocorre uma resposta de esquiva, e ao se deslocar para o outro compartimento na presença do choque, é uma resposta de fuga. Esses modelos são mais utilizados para estudo de procedimentos de aprendizado e memória do que o que se refere aos transtornos fóbicos, os efeitos dos ansiolíticos, etc.

Esquiva Passiva ou Esquiva Inibitória

Esse modelo apresenta duas variações, a inibição do comportamento de descida de uma plataforma, e a inibição do comportamento de cruzar dois compartimentos. Durante ambos, a aprendizagem aversiva é avaliada comparando a latência do treino e do teste. Percebe-se que os animais que possuem mais ansiedade apresentam maior latência durante o teste, fato comprovado por resultados farmacológicos. Deste modo, os compostos com propriedades ansiolíticas prejudicam o desempenho de esquiva passiva.

Sobressalto intensificado pelo medo

Este procedimento coloca animais em uma caixa de condicionamento, contendo uma luz sinalizadora e fontes de estímulos aversivos (choque e fonte sonora).O animal que recebe inesperadamente um estímulo sonoro intenso tende a apresentar uma resposta de sobressalto. A diferença de amplitude do sobressalto a situação de Luz + barulho e a situação do barulho sozinho é chamada de resposta de sobressalto (a um som) potencializada pelo medo (de uma luz).

Os diversos ansiolíticos amenizam a magnitude da resposta de sobressalto ao som intensificado pela luz, isto é, ao ser tratado com um composto ansiolítico, o animal apresenta uma resposta menor de sobressalto.

Resposta condicionada de congelamento

É resposta de reação de defesa, baseada no congelamento, há uma ausência de movimento aparentes, logo, os predadores terão dificuldade de detectar a presa. O congelamento pode ser considerado uma resposta incondicionada (situação de medo inato) e uma resposta condicionada (perigo aprendida), ou seja, a resposta de congelamento é de acordo com as medidas de condicionamento contextual aversivo. A resposta de congelamento pode ser utilizada para qualificar o condicionamento aversivo quando houver um estimulo discreto. O condicionamento aversivo ao estimulo discreto deverá ser avaliado em contexto diferente, devendo observar antes do teste se o novo contexto tiver alguma característica aversiva.

MODELOS ETOLÓGICOS DE ANSIEDADE

Campo aberto

Teste sugere que a defecação é uma atividade motora do animal como indicação de seu estado emocional, ele é realizado em uma arena circular ou quadrada, cercada por paredes, onde o assoalho é coberto de quadrados para que seja possível quantificar a locomoção do animal. Quando o animal tem alta defecação, mas sua atividade de locomoção é baixa, indica que possui ansiedade.

Interação Social

Teste para avaliar o comportamento de pares de ratos machos, podendo classificar a interação social em duas categorias, comportamentos agressivos e comportamentos não agressivo. No teste o aumento da interação social sem o aumento simultâneo da atividade motora aponta para o efeito do ansiolítico, uma vez que os ansiolíticos benzodiazepínicos e serotonérgicos elevam a interação social, enquanto as drogas ansiogênicas provoca a reduz a interação social.

Vocalização ultrassônica em roedores

A vocalização é a capacidade de provocar um comportamento caracterizado por frequências entre 30 e 90 kHz, com duração de 1 a 20 ms, tendo a intensidade de 60 a 100dB. No teste o número total e a duração da vocalização ultrassônica são utilizadas como índice de ansiedade, podendo observar que os ansiolíticos benzodiazepínicos auxiliam na diminuição da frequência das vocalizações emitidas, enquanto as drogas serotonérgicas e os agentes ansiogênicos comprometem a previsão da resposta farmacológica.

Transição Claro-Escuro

Utilizado para investigar as propriedades ansiolíticas. Esse instrumento consiste em dois compartimentos iguais, sendo um claro e o outro escuro, devendo observar a distância percorrida pelo animal, o número de transição entre os compartimentos, o tempo gasto em cada, e a latência para trocar de compartimento. É tido como uma atividade ansiolítica quando o número de locomoção, a transição do ambiente escuro para o claro, e a permanência de tempo no ambiente claro são altos.

Interação presa-predador

Relacionado com a coabitação entre as presas e os predadores, observando o processo de seleção natural, estímulos olfativos, sonoros ou visuais de predadores traz nas presas o comportamento de defesa inato. São três testes, um teste avalia os perigos em potencial que está relacionado à ansiedade, o outro está associado ao medo e o último ao pânico, formulando um conceito de três níveis de defesa, o primeiro nível quando tem uma ameaça potencial (comportamentos de hesitação e cautela), o segundo nível quando é uma ameaça real (comportamento de congelamento) e o terceiro nível quando é uma ameaça real e proximal, (comportamento de fuga ou luta).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com