TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicofarmacologia na Psicologia

Por:   •  27/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

ACADÊMICA: Jéssica Sthefany Santos

DISCIPLINA: Psicofarmacologia

PROFESSORA: Marcia Alair da Silva Pereira

ESTUDO DE CASO

  1. Para cada droga de abuso que o paciente utilizava, informe as alterações no comportamento (sinais e sintomas) quando o indivíduo está sob efeito das substâncias. O paciente deste estudo de caso apresentava quais desses sinais e sintomas?

Maconha: euforia, sonolência, sentimento de felicidade, risos espontâneos, sem motivo algum, perda de noção do tempo, espaço, etc, perda de coordenação motora, equilíbrio, fala.

Álcool: tremores, cãibras ou parestesias, náuseas ou vômitos, suor excessivo, taquicardia ou hipotensão ortostática, ansiedade, humor depressivo, irritabilidade, insônias ou pesadelos.

Ecstasy: euforia, aumento da autoestima, empatia, mas também efeitos indesejados tais quais, bruxismo, dor de cabeça, náuseas, sudorese, dores musculares, fadiga e insônia.

PINHEIRO, Pedro. MACONHA: Principais efeitos no organismo. MD.Saúde. Disponível em: <https://www.mdsaude.com/dependencia/marijuana-maconha/>. Acesso em: 06/12/2020.

HECKMANN, Wolfgang; SILVEIRA, Camila Magalhães. Dependência do álcool: aspectos clínicos e diagnósticos. In: ANDRADE, Arthur Guerra; ANTHONY James C., SILVEIRA, Camila Magalhães. Álcool e suas consequências: uma abordagem multiconceitual. Barueri: Minha Editora; 2009. p. 67-87.

OLIVEIRA, Beatriz Pereira et al. ECSTASY E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO. Revista cientifica eletrônica de Enfermagem da FAEF, São Paulo, ano 2, v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/Lz8pxvD7ndgF9VO_2019-11-12-21-34-45.pdf. Acesso em: 8 dez. 2020.

  1. Indique os locais de ação de cada uma das drogas de abuso no SNC e explique como cada droga produz seus efeitos.

Através do   canabinóide psicoativo delta-9-tetrahidrocanabinol (THC), principal componente ativo da maconha, foi constatada a existência de receptores canabinóides específicos no    cérebro, denominados receptores CB, que constituem um grupo típico de receptores acoplados à Proteína G, que quando ativados inibem a liberação de determinados neurotransmissores, determinando desta forma a sua atuação sobre o SNC (VANJURA et al, 2018).

 o álcool deprime a transmissão sináptica, interferindo, inclusive, com a plasticidade sináptica e seletivamente altera a ação sináptica do glutamato no cérebro. Seu uso reduz a atividade do receptor de glutamato NMDA (N-metil-D-aspartato) e inibe a produção do segundo mensageiro, GMPc, mediado pelo receptor. Com o uso crônico de etanol ocorre um aumento dos sítios de ligação do glutamato nos receptores NMDA, um “up-regulation” destes receptores, explicando a hiperatividade glutamatérgica que ocorre na síndrome de abstinência alcoólica (WONG et al, 2008)

        Bastos (2011) relata que o ecstasy atua em diversos neurotransmissores, levando o usuário a liberar e inibir a recaptação de serotonina, dopamina e norepinefrina no SNC (Sistema Nervoso Central), alterando assim, o controle do humor, sono, apetite, da termorregulação e do sistema nervoso autônomo.

BASTOS, Carla Knust. Intoxicações por êxtase: séries de casos do centro de informações toxicológicas de Santa Catarina. Universidade Federal de Santa Catarina, 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/121367/308229.pdf?seque>. Acesso em: 09/12/2020.

VANJURA, Matheus de Oliveira et al. DROGAS DE ABUSO: MACONHA E SUAS CONSEQUÊNCIAS. Revista Cientifica FAEMA, Ariquemes, v. 9, 2018. Disponível em: http://www.faema.edu.br/revistas/index.php/Revista-FAEMA/article/view/rcf.v9iedesp.630/548. Acesso em: 08/12/2020.

WONG, Deysi V. T. et al. ÁLCOOL E NEURODESENVOLVIMENTO: ASPECTOS GENÉTICOS E FARMACOLÓGICOS. Revista eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 1, p. 8-23, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ref.v5i1.4609. Acesso em: 08/12/2020.

  1. Explique como se instala a dependência nos indivíduos. Diferencie dependência física de dependência psicológica. O paciente apresentava algum dos tipos de dependência acima citados? Quais sinais você detectou no paciente referente à dependência?

Dependência é o impulso que leva a pessoa a usar uma droga de forma contínua (sempre) ou periódica (frequentemente) para obter prazer. Alguns indivíduos podem também fazer uso constante de uma droga para aliviar tensões, ansiedades, medos, sensações físicas desagradáveis, etc. O dependente caracteriza-se por não conseguir controlar o consumo de drogas, agindo de forma impulsiva e repetitiva. A dependência física caracteriza-se pela presença de sintomas e sinais físicos que aparecem quando o indivíduo pára de tomar a droga ou diminui bruscamente o seu uso: é a síndrome de abstinência. Já a dependência psicológica corresponde a um estado de mal estar e desconforto que surge quando o dependente interrompe o uso de uma droga. Os sintomas mais comuns são ansiedade, sensação de vazio, dificuldade de concentração, mas que podem variar de pessoa para pessoa.

Após a internação o paciente apresentou agitação psicomotora, ansiedade, mostrou-se extremamente impaciente e irritado com seus companheiros de internação, sinais de alteração de humor devido a não utilização da substância dependente.

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE. Dependência. Cebrid: Universidade Federal de São Paulo. Disponível em: <https://www2.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/dependencia.htm#:~:text=Depend%C3%AAncia%20%C3%A9%20o%20impulso%20que,(freq%C3%BCentemente)%20para%20obter%20prazer.&text=J%C3%A1%20a%20depend%C3%AAncia%20psicol%C3%B3gica%20corresponde,o%20uso%20de%20uma%20droga.>. Acesso em: 08/12/2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (360.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com