TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Cientifica

Por:   •  10/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI

DISCIPLINA: METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA: MÉT.QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS

ALUNO(A): BRUNA COSTA ESPÍNDULA

PROF. JOÃO CARLOS MUNIZ MARTINELLIO que é ideologia ?

Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.

 Este termo possui diferentes significados, sendo que no senso comum é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideiaspensamentosdoutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas. Diversos autores utilizam o termo sob uma concepção crítica, considerando que ideologia pode ser um instrumento de dominação que age por meio de convencimento; persuasão, e não da força física, alienando a consciência humana. O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy e o conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante.

https://www.significados.com.br/ideologia/

Como surgiu a expressão “eureca”

O que significa eureka?

É uma expressão de alegria ou emoção utilizada quando alguém descobre algo que julga incrível ou a resolução de complicado problema. Normalmente, ela é utilizada em descobertas científicas.Possui origem grega e, em uma tradução direta e livre, tem o significado de ‘encontrei’, ‘descobri’ ou ‘achar’.

 A origem da expressão se da ao cientista Arquimedes. Supostamente, ele teria pronunciado quando descobriu um problema bem complexo do Rei Hierão, que gostaria de saber qual o material de uma coroa que tinha encomendado. Para o Arquimedes resolver o problema, ele entrou em uma banheira com água e, ao observar que o líquido subia com seu corpo lá dentro, concluí que precisava colocar a coroa em água para saber seu volume. Dizem que o cientista ficou tão eufórico com sua descoberta que saiu pelado nas ruas gritando ‘Eureka! Eureka!’ sem parar.O termo, como falado anteriormente, tem origem grega, mais especificamente da palavra ‘heúreka’ que tinha o significado de ‘descobrir’, ‘achar’ ou ‘encontrar’.

https://www.webestudante.com.br/eureka/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com