TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Escolar e Educacional

Por:   •  17/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS TEIXEIRA DE FREITAS

Disciplina: Psicologia Escolar e Educacional

8º Período

Professor(a): Waniele Aguilar de Oliveira

Nome do aluno: Erico Magno Alves de Oliveira

RESUMO

Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais

No contexto atual, observarmos que, as pessoas mantêm contato em demasia e intensamente, com todos os meios de tecnologia digital do seu tempo, em especial, o grupo dos adolescentes entre 11 e 17 anos. A rede de informações é um recurso extremamente potente e transformou as comunicações interpessoais, a começar pelas famílias, desde a inserção do rádio e da TV e, posteriormente, a invenção do computador e da internet, principalmente a partir do surgimento das redes sociais virtuais.

A relação afetiva e de proximidade entre os familiares foi alterada. A família é a base para um bom desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.

Mesmo com base em todos os anúncios de benefícios que as tecnologias digitas trazem, está escancarado a preocupação com os problemas sociais e comportamentais, principalmente, os que afetam diretamente os adolescentes. Os adolescentes são o grupo que mais estão expostos a isso, visto que, tem mais contato com essas tecnologias e que estão no período de várias transformações corporais e psicológicas.

O uso excessivo das tecnologias digitais gera várias anomalias, vários problemas, entre eles, isolamento social, narcisismo, depressão, ansiedade, dependência etc. No campo da cognição, o uso desenfreado pode provocar várias patologias relacionadas ao excesso, ao acúmulo de informações não processadas, que terminam por gerar uma sobrecarga cognitiva ao invés de conhecimento necessário.

Os problemas acarretados por essa dependência podem ser investigados no campo da Psicopedagogia. O psicopedagogo vai em busca compreender os processos psicognitivos relacionados a esses problemas. A ciência pode ajudar este profissional, num viés de atuação preventiva e prognóstica, de modo a orientar condutas adequadas para os problemas decorrentes do uso excessivo de tecnologias digitais que afetam o processo de aprendizagem de adolescentes.

Por fim, pode-se concluir que cabe ao psicopedagogo tentar criar estratégias para orientar os adolescentes, os pais ou responsáveis e profissionais da educação para tomarem decisões que irão contribuir para o desenvolvimento social, cognitivo e emocional dos adolescentes, trazendo a construção de um âmbito mais harmonioso, mais propício ao diálogo, tanto na família quanto na escola. Para se ter um desenvolvimento cognitivo, social e afetivo saudável, é preciso equilibrar a relação entre a interação virtual e a social, realizada por meio de atividades lúdicas e esportivas e dos laços afetivos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com