TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL

Por:   •  4/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

        ATIVIDADE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL

1) O livro “Pedagogia da Autonomia” de Paulo Freire apresenta inúmeros aspectos considerados como exigências à prática docente. Os pontos fundamentais que devem permear a postura do professor se referem a três aspectos principais: o primeiro seria que não existe docência sem discência, o segundo se atenta ao fato de que ensinar não é transferir conhecimento, se encerrando na verdade que ensinar é uma especificidade humana.

O professor deve ter consciência de possibilitar e ajudar a construir o conhecimento junto com seus alunos, em meio às trocas dos diferentes saberes. Não existe ensinamento sem aprendizagem, pois aprender precede o ensinar.

É dever do docente reforçar a criticidade do aluno para que o ensino não ocorra de forma bancária.

O docente precisa aceitar o novo, pois velhos conhecimentos se atualizam, se modificam acompanhando o mundo que nunca permanece inerte.

Educar se educando deve fazer parte da rotina educacional, pois o profissional deve sim, possuir o conhecimento para atuar como autoridade, livre do autoritarismo, pois este conceito atua contra toda forma de autonomia defendida por Paulo Freire.

O professor deve ser crítico e também reflexivo, pois sua característica está relacionada com as preocupações, ligadas a ética e a moral em suas ações na prática educativa. É fundamental o uso da linguagem crítica que poderá orientar no processo reflexivo e ajudando assim na formação dos professores e alunos, conscientes do seu papel na sociedade.

A curiosidade também deve ser estimulada de forma crítica, perpassando pela procura de conhecimentos. Fazendo saber que não há criatividade nem conhecimento sem curiosidade. O professor também deve levar o educando a viver e se relacionar com a aprendizagem, adentrando condições cotidianas e reais, aproximando o aprendizado de forma significativa ao aluno.

O profissional deve ser competente, comprometido e disposto a escutar, deixando de lado o ensino burocrático e de certa forma mecânico. Não se deve ter neutralidade da educação, deve-se dar lugar ao respeito, pois a educação deve ser compreendida com base fundamental na transformação social.

2)  É sempre importante estar em busca de aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos. Assim eles se interessariam mais pelo conteúdo da matéria dada, além de ter mais gosto em estar no ambiente escolar e consequentemente aumentar seu rendimento acadêmico.

O professor deve refletir sobre a forma de ensino, possibilitando ao educando a possibilidade de se envolver e ser ativo quanto à sua aprendizagem. O ensino se dá por meio de trocas e professor deve valorizar a bagagem de mundo, o conhecimento do aluno e assim poderá também aprender com ele.

3)  . As ideias de Paulo Freire foram ideias inovadoras para a época, pois ele contrariou o comportamento tradicional das instituições para com os alunos. E as ideias dele foram benéficas para abas as partes, instituições e alunos. Pois os alunos, em sua maioria, se sentem seguros em perguntar e participar ativamente das aulas (já que a figura do professor não é de superioridade). Com seu legado, o professor melhorou a relação professor-aluno, largando a falsa temática de detentor do conhecimento. Conscientemente essas ideias ajudaram no aumento do rendimento escolar em favor de um ambiente mais harmônico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com