TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Escolar e Educacional

Por:   •  14/8/2023  •  Dissertação  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 2

Jesse Lins de Albuquerque

Curso de Psicologia – 8º Semestre

Psicologia Escolar e Educacional

Profª. Naeli de Castro

Se aprofunde no texto “O processo de ensinar/aprender uma perspectiva crítica em psicologia escolar e educacional” (NASCIUTTI & SILVA, 2014). Considere a afirmação transcrita para responder às questões “[...] o homem nasce com funções biológicas, e se humaniza no convívio social”

1- Como essa concepção de Homem transcrita na frase acima, pode impactar na atuação tanto da/o professora/or quanto da/o psicóloga/o escolar e educacional?

Vygotsky em seu trabalho se volta para a criação da cultura, proporcionando aos educadores estudos sobre o desenvolvimento intelectual, papel de extrema importância às relações sociais, que deu origem ao seu pensamento chamado de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Segundo o psicólogo bielorrusso, o aprendizado decorre da compreensão do homem como um ser que se forma em convívio com a sociedade. Ele disse que: "Na ausência do outro, o homem não se constrói homem". A formação se dá numa relação lógica entre o sujeito e a sociedade a seu redor, ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem, o que interessa na teoria de Vygotsky é a interação que cada pessoa estabelece com o ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa. Desse modo, o aprendizado não se direciona totalmente ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro, provocando saltos de nível de conhecimento.

O ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, pois na relação entre ensino e desenvolvimento, o primeiro vem antes. A zona de desenvolvimento proximal é o caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha. Identificar essas competências e trabalhar o aluno entre ambas são as duas principais habilidades que um professor precisa ter, segundo Vygotsky.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com