TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Experimental

Por:   •  6/11/2020  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

O método científico possibilita aprofundar o conhecimento sobre os temas estudados e comprovar as hipóteses pré-estabelecidas. Nenhuma pesquisa é em vão, para todos os resultados que são obtidos, fica fundamentado o estudo realizado e servem de embasamento para pesquisas posteriores. Os métodos utilizados devem garantir que outros pesquisadores que executem experimentos futuros irão obter aproximadamente os mesmos dados.

Os estudos em Psicologia normalmente utilizam uma grande variedade de técnicas para a coleta de dados, por exemplo, podem ser usados testes psicológicos, questionários, entrevistas, observações e outras técnicas criadas de acordo com os objetivos das pesquisas.

De acordo com Biasoli-Alves (apud BIASOLI-ALVES & ROMANELLI, 1998) na psicologia, por razões históricas e ligadas ao seu reconhecimento como ciência as questões de método tornaram-se prioritárias, dessa forma ela adotou os métodos das ciências naturais e o paradigma positivista (em que os estudos só tinham validade se seguissem as exigências metodológicas: objetividade, definições sistemáticas, controle e manipulação de variáveis, análises estatísticas, busca de leis gerais).

REFERÊNCI AS B IBLIOGRÁFICAS

BIASOLI-ALVES, Z.M.M.(1998) A Pesquisa em Psicologia – análise de métodos e

estratégias na construção de um conh ecimento qu e se pretende científ ico. I n: BIASOLI-ALVES,

Z.M.M. & ROMANELLI, G. (Orgs.) Diá logo s Met odo ló g icos so bre Pr át ica de Pe squ isa.

Ribeirão Pr eto : Legis Su mma, pp. 135-157.

https://www.psicologiaexplica.com.br/metodos-de-pesquisa-em-psicologia/#:~:text=Como%20a%20Psicologia%20%C3%A9%20uma,m%C3%A9todo%20cient%C3%ADfico%20para%20produzir%20conhecimentos.&text=A%20Psicologia%20tem%20seus%20m%C3%A9todos,%2C%20Sa%C3%BAde%2C%20Comunidades%20e%20Fam%C3%ADlia.

BOCK, A.M.B., FURT ADO, O. & T EIXE IRA, M.L.T. (2008) Psicologias – uma

introdução ao estudo de psicologia. São Paulo : Saraiva, pp. 31-43.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com