TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Experimental

Por:   •  6/4/2021  •  Resenha  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 6

                                                                                                                                                                        2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA AMAZÔNIA - UNAMA

CURSO PSICOLOGIA

Psicologia Experimental

 

[pic 2]

ALUNOS(AS):

Miquéias Martins Cavalcante

Valéria Góes Carvalho

Mariele Pinho Graça

Márcio Gabriel Teixeira Rêgo

Ingrid Raynara Assunção dos Santos

Helcemir de Lima Amaral

Gabriela Aparecida Gomes Leandro 

PROFESSOR:

Pedro Charles da Silva

Turno:

Matutino

DATA:

26/02/2021

TURMA:

3° Período

CÓDIGO DA TURMA:

STM0120101NMA

A Teoria Experimental de Ivan Pavlov

Ivan Pavlov's Experimental Theory

                                               Alunos do Centro Universitário da Amazônia-UNAMA

                                                                                                   Santarém, Pará, Brasil.

Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar o desenvolvimento da teoria do condicionamento clássico desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov. Além de influenciar Huxley, os trabalhos de Pavlov foram utilizados pelos pesquisadores Watson e Raynor, que desenvolveram estudos sobre o condicionamento em bebês.

Palavras-Chaves: Condicionamento; Condicionamento Clássico; Comportamento; Influências; Contribuição.

Abstract: The objective of this work is to show the development of the classical conditioning theory developed by the Russian physiologist Ivan Pavlov. In addition to influencing Huxley, Pavlov's works were used by researchers Watson e Raynor, who developed studies on conditioning in babies.

Key words: Conditioning; Classical Conditioning; Behavior; Influences; Contribution.

  1. INTRODUÇÃO

           A influência de Pavlov é pronunciadamente sentida em muitas áreas da psicologia contemporânea. Seu trabalho sobre a aprendizagem ajudou a levar o associacionismo, de sua ênfase tradicional nas ideias subjetivas, para o estudo concentrado das secreções glandulares e movimentos musculares objetivos e quantificáveis. Em consequência, o trabalho de Pavlov forneceu a Watson um novo método de estudo do comportamento e uma maneira de tentar controlá-lo e modificá-lo.

           Ivan Pavlov nasceu na cidade de Ryazan em 26 de setembro de 1849, na Rússia Central, sendo o primogênito dos onze filhos de um pároco de aldeia [....]. Mais tarde, depois de ler Darwin, Pavlov mudou de ideia. Em 1870, percorreu a pé várias centenas de quilômetros para frequentar a universidade em São Petersburgo, onde decidiu especializar-se em fisiologia animal. Com seu treinamento universitário, Pavlov juntou-se à terceira classe emergente da sociedade russa (Shultz,1969, p 226).

           Pavlov foi um fisiologista russo conhecido pelo seu trabalho no condicionamento clássico foi premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904 por seus trabalhos sobre a ralação do sistema nervoso com os processos digestivos de animais.  Entrou para a história uma pesquisa feita em um campo que se apresentou quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado).

             Aos 41 anos foi nomeado professor de Farmacologia da Academia Militar e no ano seguinte assumiu o laboratório fisiológico montado no Instituto de Método Experimental de São Petersburgo. Ivan Petrovich Pavlov morreu em Leningrado no dia 27 de fevereiro de 1936, com 86 anos por conta de uma pneumonia.

  1. SOBRE A TEORIA DE PAVLOV

           O enfoque da tese de Pavlov é o comportamento visível, já que o comportamento pode ser medido, ao contrário do pensamento. Pavlov então deu início à sua análise sobre o comportamento humano sobre  com uma ênfase nos reflexos, que são as respostas automáticas aos estímulos do ambiente que nos rodeia, influenciando assim John Watson que estudou as descobertas feitas de Pavlov na mesma época de seu doutoramento e desenvolveu pesquisas semelhantes em biologia, fisiologia e comportamentos de animais, e também comportamento da criança concluindo que o comportamento humano era sob muitos aspectos semelhante ao comportamento animal. Com base nesta constatação e inspirado nas descobertas de Pavlov, criou dentro da psicologia uma nova corrente, o Behaviorismo (comportamentalismo).

           Os estudos sobre comportamento se originaram primeiramente entre os russos, que começaram a aplicar os métodos objetivos da fisiologia aos problemas da psicologia. Dentre estes, o mais conhecido foi Ivan Pavlov (1849 -1936), que realizou várias experiências com cães, a partir das quais deu origem à teoria dos reflexos condicionados. Pavlov teve grande contribuição para a psicologia comportamentalista, graças a suas pesquisas dos reflexos condicionados, que forneceram a Watson um novo método de estudo do comportamento.

          Portanto, Pavlov introduziu uma terminologia mais objetiva no estudo da aprendizagem. Além disso, ele demonstrou que processos mentais superiores poderiam ser estudados em termos fisiológicos, sem referência à consciência.    

  1. MÉTODOS DE PESQUISAS CONDICIONATE DE PAVLOV

            Em seus trabalhos de pesquisas Ivan Pavlov utilizou três temas de pesquisas, sendo o primeiro: trabalhando com a função dos nervos cardíacos; o segundo que foi bem relevante que lhe deu o reconhecimento mundial em 1904 dando-lhe o prêmio Nobel, através dos trabalhos realizado com as glândulas digestivas primárias, esse experimento deu-se quando Ivan Pavlov observou que seus cachorros na presença de comidas salivavam demais, dentro deste contexto percebeu que os cachorros já começavam a salivar antes mesmo de virem à comida, com esse descoberto o experimento de Ivan trouxe notáveis conhecimentos dentro da área da psicologia; por fim,  sua terceira área de pesquisa, graças à qual ele ocupa um lugar proeminente na história da psicologia, foi o estudo dos centros nervosos superiores do cérebro [...] .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (195.5 Kb)   docx (349.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com