TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Experimental - Motivação

Por:   •  9/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

Atividades

Aluna: Lívia Teixeira Pinto

Introdução

O objetivo de estudar esta teoria é entender o que dá ao comportamento a sua energia e direção. A energia implica que o comportamento é dotado de força e a direção quer dizer que o comportamento tem um propósito.

Motivos Internos

Motivo é um processo interno que energiza e direciona o comportamento. As necessidades, as cognições e as emoções são tipos específicos de motivos. As necessidades são condições internas do sujeito que são essenciais à manutenção da sua vida, seu crescimento e bem estar.

Existe, assim, diferentes tipos de necessidades; como as necessidades biológicas, psicológicas e sociais. As cognições referem-se aos eventos mentais, como crenças e expectativas.

As emoções são fenômenos subjetivos expressivos e de vida curta, as emoções determinam como nós, enquanto sujeitos, reagimos aos acontecimentos. As emoções organizam quatro aspectos inter-relacionados da experiência: sentimentos, prontidão fisiológica, função e expressão.

Eventos Externos

Os eventos externos são incentivos ambientais que têm a capacidade de energizar e direcionar comportamento, que poderá produzir consequências de recompensa ou punição.

Como podemos manter ativa a nossa motivação positivamente?

Devido a pandemia causada pelo novo corona vírus, muitos indivíduos se encontram dentro de suas casas por determinação governamental. Sendo assim, surgem algumas demandas com esse isolamento, uma delas é a falta de motivação para realizar tarefas. Primeiramente é necessário refletir sobre o tempo de adaptação que cada indivíduo tem; somos seres sociais, ou seja, temos a necessidade inata de estabelecermos trocas com o ambiente e com o próximo. Assim, estabelecer diálogos e trocas por meios virtuais é verdadeiramente um alívio para que nós nos mantenhamos conectados com o mundo. Outro ponto que precisamos refletir é o impacto que esse aumento em redes sociais pode causar no individuo, não é de hoje que vemos os impactos na estima de alguém causados pela “vida perfeita” mostrada o tempo todo nas redes sociais e nesse momento não é diferente, vemos várias pessoas mantendo da melhor maneira possível a sua rotina, continuando seus hábitos saudáveis, fazendo suas tarefas profissionais e tudo mais, isso causa um grande sofrimento psíquico naquele que não tem dificuldade de manter a sua rotina por vários motivos, como angustia e ansiedade.

De modo geral, existem algumas formas de procurar se sentir motivado como: não se cobrar demais, entender que você tem seu tempo e está tudo bem demorar mais do que o outro a restabelecer a sua rotina, procurar fazer atividades que te tragam prazer e conforto e principalmente tentar estabelecer um cronograma de tarefas.

Um exemplo de procurar manter ativa a nossa motivação somos nós, estudantes. Uma forma nos mantermos ativos é estudar para as matérias nos horários que seriam as mesmas, isso ajuda a manter a rotina e o ritmo de estudos.

- Que alternativas poderiam ser utilizadas num momento de crise para equilibrar os motivos internos x os motivos externos. Tendo como base o tripé: necessidades, cognições e emoções

Algumas medidas podem ser tomadas para que não tenhamos grandes prejuízos em nossa motivação durante esse momento atípico que estamos vivendo. Quando analisamos os motivos internos e o tripé que sustenta esse fator primordial para a motivação, podemos determinar algumas alternativas para equilibrar os nossos motivos internos e externos e tentar manter o nosso foco e motivação para a realização de tarefas durante a quarentena. Nos motivos internos de uma motivação temos as necessidades que diz respeito a condições internas que são essenciais para a manutenção da vida de um indivíduo, sendo assim é importante cuidarmos de nós mesmos nos diferentes tipos de necessidade; biológicas, nesse momento de crise é importante mantermos o nosso corpo ativo; psicológicas, é de suma importância cuidar da nossa saúde mental (principalmente nesse momento de crise), procurar conversar e manter a sua psique equilibrada é um forte fator para a manutenção positiva da intensidade de nossas motivações; sociais que é o fator que está sofrendo maior “ameaça”, somos seres sociais e precisamos manter uma troca com o próximo e infelizmente essa troca física não pode ser realizada agora, por isso, é importante que nós usemos das redes sociais para suprir essa necessidade tão essencial, usar de chats online e vídeos chamadas para manter uma troca saudável com os indivíduos a sua volta. Dentre os motivos internos temos também as cognições que são os nossos eventos mentais, precisamos nesse momento manter de pé as nossas expectativas (por mais que estas pareçam estar tão distantes de acontecer) e trabalhar para conquistar os planos que temos em mente. As emoções como visto antes é a forma subjetiva na qual lidamos com os acontecimentos e nesse momento cada um reage de forma única e singular a essa pandemia, precisamos então nos manter focados no que é real, sem se desesperar com as famosas Fake News e tentar se manter bem e sem muito pânico, esse momento é muito propenso para que as pessoas hipocondríacas sofram e as com síndrome do pânico também. Por fim, em relação aos eventos externos, que são os incentivos ambientais temos o grande empecilho que é por si só o COVID-19, o que podemos fazer nesse momento é nos alimentar somente de fontes confiáveis e procurar ocupar o tempo livre sem ficar o tempo todo se alimentando de noticiários, que agora só se passa notícias sobre a pandemia, mas escutar uma música, ler um livro e ver um bom filme. Tentar se desligar um pouco de todo esse externo pode ser bom para a manutenção do nosso equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com