TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Geral experimental

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 7

                                     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ANA BEATRIZ ZIDIOTTI – RA: C9521B-4

LETICIA FEITOSA ROCCHI – RA: N921FC-9

ANÁLISE EXPERIMENTAL DOS COMPORTAMENTOS

PSICOLOGIA GERAL / EXPERIMENTAL

SÃO JOSE DO RIO PRETO

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ANA BEATRIZ ZIDIOTTI – RA: C9521B-4

LETICIA FEITOSA ROCCHI – RA: N921FC-9

Relatório apresentado para a disciplina de Psicologia Geral/Experimental, do  Curso de Psicologia, socialmente aplicado na Universidade Paulista.

Prof: Ana Cristina Polycarpo

        

PSICOLOGIA GERAL/EXPERIMENTAL

SÃO JOSE DO RIO PRETO

2017

1.RESUMO

No presente trabalho

2.SUMÁRIO

1.

RESUMO        3

2.SUMÁRIO        4

3.INTRODUÇÃO        5

4.MÉTODO        7

4.1.SUJEITO        7

 4.2.AMBIENTE, MATERIAIS E INSTRUMENTOS        7

 4.3.PROCEDIMENTO        7

5.RESULTADOS        9

6.DISCUÇÃO.............................................................................................................11

7.REFERÊNCIA.........................................................................................................12

8.ANEXOS.................................................................................................................13

3.INTRODUÇÃO

O behaviorismo de Skinner estuda o comportamento humano, que trabalha encima da observação, analise e intervenção. Ele propunha que, é possível prever comportamento quando conhecemos a história de interação do individuo com o seu ambiente. (MORREIRA; MEDEIROS, 2007, pg.213). O programa virtual Sniffy Pro – O Rato Virtual (alloway:2006) é uma maneira acessível e humana de proporcionar aos alunos, um acesso prático, fácil aos principais fenômenos de condicionamentos operantes e clássicos o qual o curso de psicologia geralmente discute (ALLOWAY). Mostraremos os comportamentos através do programa O Rato Virtual denominado Sniffy.

Será utilizado como exemplo de que o comportamento pode ser controlado, modificado ou extinto. Entre os procedimentos realizados foram feitos: Observação do nível operante, Treino ao comedouro, Modelagem, Reforçamento Continuo e Extinção. Conheceremos os conceitos de Skinner que foram utilizados.

 Um tipo de aprendizagem, chamada por Skinner de o Nível Operante (condicionamento operante) a resposta ser condicionada, permite avaliar o efeito do reforço, comparando a frequência da resposta antes e depois da introdução do reforço. O sujeito usaria o reflexo, uma relação entre estímulos e resposta (MOREIRA; 2007). É classificado como operante, o comportamento que causa consequências, modificações no ambiente e é modificado por elas, “faremos referencia a comportamentos que são aprendidos em função de suas consequências” (MOREIRA; MEDEIROS, 2007, pg.48)

Na sessão do treino ao comedouro, que antecede a modelagem, foram estabelecidas aproximações sucessivas do comportamento desejado. Aproximações sucessivas (exigir gradualmente comportamentos mais próximos do comportamento- alvo) (MOREIRA MEDEIROS, 2007, pg.55)

Aproximações sucessivas são características da modelagem. A modelagem é a aquisição de certo comportamento através do reforço diferencial. O reforço diferencial baseia-se em reforçar determinadas respostas que obedecem algum critério e não reforça outras respostas similares. Utilizamos o reforço diferencial para reforçar algumas respostas e extinguir algumas similares, a aproximação sucessiva exige gradualmente comportamentos mais próximos do comportamento alvo, com a intenção de criar um novo comportamento, sendo que uma característica principal da modelagem é a imediaticidade do reforço, ou seja quanto mais próximo temporalmente o reforço estiver, mas eficaz ele será. (MOREIRA, MEDEIROS, 2007 pg.61)

O reforço é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a chance de um determinado comportamento voltar a ocorrer. A consequência de um determinado comportamento é reforçado para que aumente a probabilidade dele volta a ocorrer futuramente, que é chamado de Esquema de reforçamento continuo (CRF). Quando se deixa de reforçar certo comportamento ele sofre um enfraquecimento gradual “Portanto , a suspenção reforço (procedimento de extinção do comportamento operante) tem como resultado a diminuição da ocorrência de determinado comportamento (processo de extinção do comportamento operante)“ (MOREIRA, MEDEIROS, 2007, pg.55)

O procedimento da extinção consiste no decrescimento ou desaparecimento de determinado comportamento (o comportamento condicionado, para eventualmente), pelo fato do incentivo ter sido retirado (a suspenção do reforço). A suspenção do reforço, produz a diminuição da frequência de determinado comportamento. É possível concluir que os efeitos dos reforços são temporários.

4.MÉTODO:

4.1Sujeito

Rato albino, ingênuo, do programa de computador chamado Sniffy  the virtual rat  Pro 2.0 (ALLOWAY:2006), programa que simula as ações de um rato dentro de uma gaiola que imita a estrutura da Caixa de Skinner.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (169.7 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com