TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Hospitalar

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia hospitalar

O que é: A psicologia hospitalar, é a área de conhecimento que visa auxiliar no suporte do indivíduo em adoecimento, de modo que este possa atravessar esta fase com maior resiliência.

O trabalho do psicólogo hospitalar:  O objetivo principal do psicólogo hospitalar é auxiliar o paciente durante o processo em que este encontra-se doente., visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização.

De acordo com a definição do órgão que rege o exercício profissional do psicólogo no Brasil, o CFP (2003a) o psicólogo especialista em psicologia hospitalar atua e, âmbitos secundários e terciário de atenção à saúde realizando atividades como: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia (Toda atividade que, com base em um plano de análise psicológica e mediante o emprego de recursos e técnicas de psicologia, procura promover o desenvolvimento das potencialidades do ser humano, seu amadurecimento como indivíduo e, finalmente, sua felicidade. Bohoslavsky, 1998, p. 11) atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico; consultoria e Inter consultoria.
(Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-hospitalar/a-psicologia-hospitalar  © Psicologado.com)

O psicólogo Hospitalar e a família do paciente.
O acompanhamento psicológico junto a família do paciente é muito importante pois. O familiar vivencia um momento de crise, devido ao sentimento de impotência frente a moléstia de seu ente querido, também pelo temor do falecimento, e pela dificuldade de compreender o que se passa com o paciente, além da distância e imposta pelo ambiente hospitalar (o que impossibilita que a família possa cuidar do paciente).
Subentendesse que o psicólogo hospitalar estará além de prestando atendimento psicológico a vítima, também estará realizando avaliações e atendimento psicológico aos familiares destas vítimas, dando apoio e orientação em suas atividades, visando minimizar as angustias e temores. O psicólogo hospitalar deve sempre manter em vista a importância da força afetiva da família, pois ela representa os vínculos que os pacientes mantem com a vida e, é, quase sempre uma importante força de motivação para o paciente na situação de crise.  
(Texto adaptado de CHIATTONE, 2006m p.32)

Neste sentido pode-se acrescentar que o psicólogo tem por dever, avaliar o estado emocional do paciente e família, e o impacto que o adoecimento e a internação ira causar para ambos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (294.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com