TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Hospitalar

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

KIMBERLAY OHANNA REZENDE FIDELIS

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO VI B1– CLÍNICA HOSPITALAR

BELO HORIZONTE

2017

Kimberlay Ohanna Rezende Fidelsi

TRABALHO FNAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO VI – CLÍNICA HOSPITALAR

Trabalho de prática da disciplina estágio supervisionado VI B1 apresentado ao Professor Francisco Viana. Lecionada no 9º período, turno da Manhã do curso de Psicologia.

Trabalho final sobre a importância e a influência da família no processo de adoecimento do paciente.

BELO HORIZONTE

2017

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo estabelecer uma articulação entre a teoria e a prática. Para o desenvolvimento deste será utilizado como recurso metodológico, à observação dos acontecimentos durante a prática da clinica hospitalar, além de pesquisa bibliográfica, que servirá de base para a sustentação teórica desse relatório.

Os estágios no curso de Psicologia têm um papel significativo na formação acadêmica dos alunos, na grade curricular do nono período a disciplina de Estágio Supervisionado VI B1 . Dentre as opções de abordagens e orientações, encontra-se o estágio sob a orientação do professor Francisco Viana, e a abordagem Clinica Hospitalar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (ORGANIZAÇÃO...,1946), saúde é o bem estar físico, mental e social. Estar saudável não consiste apenas ausência de doença e sim bem-estar biopsicossocial do ser humano. Porque o homem é composto por uma esfera biológica que lhe garante o funcionamento vital; funções e estruturas psíquicas e constante interação com o meio social através de relações. (CAMON, 1996)

O adoecimento gera crises e momentos de desordem para o paciente e também para sua família por ser o primeiro grupo de relações em que o indivíduo está inserido. Pode então causar desequilíbrio e desajuste, forçando o indivíduo a buscar um novo equilíbrio. As pessoas mais próximas que participam das vivências do paciente são os seus familiares em sua maioria. (ALAMY, 2007).

Ocorrem na vida do doente várias mudanças, levando-o a se deparar com limitações, fragilidades, frustrações, medos e perdas. Essas mudanças serão definidas pelo tipo de doença, maneira que se manifesta e como segue o seu curso, além do significado que o paciente e família atribuem ao episódio. Para algumas pessoas a família atua como suporte de suma importância no que diz respeito à estruturação de seus vínculos afetivos e também em relação referenciais de apoio e segurança. (CAMON, 1996)

Na prática as intervenções dos alunos ocorrem na Maternidade Odete Valadares, constituindo assim o grupo na qual os alunos/estagiários do estágio VI, realizaram a prática de intervenção, com período de duração de três meses, Fev./2017 a Jun./2017.

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE ESTÁGIO

A Maternidade Odete Valadares - MOV, localizada no bairro Prado, em Belo Horizonte, foi inaugurada em 1955.

Desde sua fundação até os anos 80 a MOV foi exclusivamente uma "Casa de Parto". De 1956 a 1971, esteve ligada a Santa Casa de Misericórdia. De 1971 a 1976, a Fundação Estadual de Assistência Médica de Urgência - FEAMUR passou a manter a Maternidade e seu caráter filantrópico. Em 1977, integrava a Legião Brasileira de Assistência Social - LBA passando depois para o Inamps e, em 1991, para a Fhemig.

Em 1980, a Maternidade funcionou como um Pronto Socorro Obstétrico - Ginecológico, com demanda principalmente em gravidez de alto risco, levando à criação do ambulatório de pré-natal, ginecologia e planejamento familiar. Em 1986, a MOV torna-se referência em gestação de alto risco e inaugura o Banco de Leite Humano, referência no Estado, tendo como objetivo o incentivo ao aleitamento materno e a redução da mortalidade infantil.

Atualmente, a MOV continua prestando assistência integral à saúde da mulher e ao neonato, funcionando também como Hospital Escola, oferecendo oportunidades de capacitação e aprimoramento para profissionais da área de saúde.

  • Especialidades:

Ginecologia/Obstetrícia, Neonatologia, Mastologia, Pré Natal de Alto Risco, Propedêutica de patologias do colo uterino, Sexologia, Planejamento Familiar, Climatério, Fertilidade, Terapia Ocupacional, Fisioterapia pediátrica, Fonoaudiologia pediátrica (apoio aos recém-nascidos que recebem alta da MOV), Neurologia Pediátrica, Cirurgia Pediátrica, Pediatria Oftalmológica, Uroginecologia, Oncologia, Endocrinologia (apoio ao pré-natal), Psicologia, CM Risco Cirúrgico, Cardiologia Pediátrica (apoio aos recém-nascidos que recebem alta da MOV), Serviço Social, Pré-Natal, Laparoscopia, Nutricionista, Pronto Atendimento, Bloco Obstétrico/Admissão, Alojamento Pronto Atendimento, Alto Risco, Bloco Cirúrgico, Vídeo Laparoscopia, Berçário.

  • Serviços:

Ambulatório: atendimento do pré-natal normal e de alto risco, Mastologia, Ginecologia, propedêutica do câncer de colo de útero. Atendimento multidisicplinar às mulheres vítimas de agressão sexual.

  • Internação:

Obstetrícia/alojamento conjunto, Ginecologia, Neonatologia, UTI Neonatal. Banco de Leite Humano.

DESENVOLVIMENTO

O presente relatório pretende refletir sobre todo o trabalho realizado ao longo do estágio decorrido na Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, inserido no âmbito da Graduação em Psicologia, no ramo de especialização em Saúde da Mulher. A intervenção feita ocorreu mais especificamente na área da psicologia em Obstetrícia.

Com este estágio procurei desenvolver e aperfeiçoar capacidades técnicas e práticas de cariz profissional, como também competências a nível pessoal. Tentei melhorar e tornar cada vez mais eficaz o raciocínio clínico, tentando igualmente basear-me naquela que é a melhor prática baseada na evidência científica, sempre com as dificuldades do equilíbrio entre aquilo que é desejado e aquilo que é possível. Concentrando-me naquela que é a relação entre o papel do Psicólogo e a sua intervenção, é possível fazer distinção das várias etapas de um ciclo, no qual cada uma delas goza da sua especificidade. Todo esse ciclo se desenvolve desde o momento em que a puérberas nós e apresentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com