TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Hospitalar

Por:   •  10/9/2019  •  Resenha  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

A psicologia hospitalar se desenvolve atualmente em meio a um cenário que se caracteriza pelo surgimento de um interesse recorrente em humanizar os serviços de saúde, propondo práticas alternativas e intervenções mais humanas.

Essas intervenções visam auxiliar o tratamento medicamentoso, buscando acelerar o tempo de recuperação e promoção do bem-estar, o que consequentemente otimiza o uso dos leitos nos hospitais (BRASIL, 2013).

Nesse contexto as necessidades e demandas da psicologia, foram surgindo no campo da saúde de forma natural com o passar dos anos, ao serem encontrados limites às intervenções médicas comuns (PIRES & BRAGA, 2009).

O que contribuiu para que na contemporaneidade o modelo mais bem aceito em prática nos hospitais, seja o da equipe multiprofissional, nele o psicólogo se encaixa como parte deste grupo que discute e planeja as intervenções, afim de que o cliente receba o melhor tratamento para sua enfermidade, levando em consideração as diferentes esferas que o compõe – biológica, psicológica e social (PEDUZZI, 2001).

Segundo Pires & Braga (2009), algumas contribuições da psicologia às pessoas envolvidas no contexto hospitalar podem ser o suporte à equipe de saúde, e, o cuidado com os aspectos psíquicos da pessoa hospitalizada e de seus familiares, seja com o atendimento psicoterápico ou com a elaboração de atividades para trabalhar essa situação totalmente nova que está sendo vivenciada.

Nesse sentido, Vieira (2010) afirma que a atuação do psicólogo no contexto hospitalar, não se refere apenas à atenção direta ao paciente, refere-se também à atenção que é dispensada à família e a equipe de saúde.

Sabendo que a hospitalização, na maioria das vezes, gera um momento de crise na família que possui um parente internado, este torna-se um fator que demonstra a necessidade da extensão do cuidado para além do cliente, levando em consideração a saúde de ambos, família e paciente.

Salienta-se a “importância da força afetiva da família, pois ela representa os vínculos que o paciente mantém com a vida e, é, quase sempre, uma motivação para o paciente no enfrentamento da situação de crise”. (CHIATTONE, 2006, p. 32).

Portanto para Chiatone (2006), fortalecer o familiar no enfrentamento desse momento doloroso, está ligado diretamente a proporcionar bem-estar e confiança ao paciente que tomado pelas circunstâncias possuem como único elo entre o conhecido (vida) e o desconhecido (morte) a própria família.

Segundo Jurkiewicz (2003), a doença, a internação, o afastamento de familiares, a espera, o abandono e principalmente a impotência e o desamparo, são indicativos de que a internação no hospital geral se caracteriza como situação de risco, também psíquico.

Dessa forma, o papel da psicologia nos hospitais, bem como o de diversas outras áreas do conhecimento que cresceram dentro do campo hospitalar, é de trabalhar e cuidar de áreas, que eram por vezes negligenciadas dentro de um ambiente focado na terapia medicamentosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com