TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Hospitalar

Por:   •  9/6/2020  •  Resenha  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

RESENHA CRÍTICA

Competências avaliadas

Atende

Atende Parcialmente

Não Atende

Demonstra domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa

0.25

0.12

0.0

RESUMO DA OBRA, demonstra autonomia e escrita própria no desenvolvimento da Introdução ao tema, Resumo e Conclusões do autor.

0.50

0.25

0.0

CRÍTICA DO RESENHISTA apresenta ideias, análises, interpretações e julgamento a partir do texto em estudo.

1.00

0.50

0.0

REFERÊNCIAS – apresenta a referência do texto estudado de maneira correta, dentro das regras da ABNT

0.25

0.12

0.0

RESUMO DA OBRA

O artigo proposto para a resenha crítica faz uma revisão integrativa sobre prevenção e promoção da saúde em estudos sobre drogas no Brasil e apresenta os resultados obtidos após a revisão de 08 artigos, acerca da relação entre prevenção, promoção e uso de drogas, no contexto de produções científicas nacionais. Cassimiro (2009), considera que o uso de drogas, vai muito alcance de um problema legal e social, segundo a autora é importante se atentar que este é um grave problema de saúde pública, permitindo que todos os seguimentos da sociedade desenvolva mecanismos de ação para resolver o problema.

Silva (2016), alerta para que o uso de drogas no Brasil tem sido um problema de grandes proporções, a autora complementa que o problema é tão preocupante que pode ser considerado uma epidemia. Silva (2016) chama a atenção para o fato de que alguns estudos vêm sendo realizados para que ações do poder público busque políticas que visem impedir a entrada do jovem no mundo das drogas. Borges, Jesus e Schneider (2018), demostram em seu artigo que o trabalho de prevenção e promoção de uso de álcool e drogas em adolescentes é o que mais aparece na literatura.

Borges, Jesus e Schneider (2018), trazem também que uma outra abordagem que aparece no estudo é que a família é e pode ser usado como um fator de proteção para evitar que o jovem entre nestes caminhos.

Beckes et al (2013 Apud Borges, Jesus e Schneider (2018), sugere que prevenindo o tabagismo seria uma forma de diminuir as chances deste jovem iniciar o uso de outras drogas. Neste sentido que se faz necessário o trabalho de promoção de saúde.

De acordo com informações relatadas nos estudos epidemiológicos do consumo de substâncias psicoativas no Brasil, torna-se essencial pensar novos paradigmas preventivos, que contemplem as reais necessidades da população brasileira, uma vez que, está evidente a ineficácia das medidas adotada no controle do consumo de psicotrópicos. A educação sobre drogas deve ser um processo estruturado, que pode ser definido por instâncias oficiais na tentativa de ajudar indivíduos a aprender a desenvolver habilidades e atitudes frentes ao uso de drogas. Uma das formas mais efetivas para resolver o problema do fenômeno das drogas é através da prevenção do uso de substâncias.

Borges, Jesus e Schneider (2018), Destacam que o objetivo deste estudo é buscar na literatura sobre o tema promoção de saúde e prevenção de doenças, de maneira completa os trabalhos que abordam o uso de droga neste contexto. Lembram ainda as autoras que o conceito de promoção de saúde não é muito encontrado nos materiais analisados.

CRÍTICA DO RESENHISTA

O artigo apresenta a revisão integrativa de 08 artigos sobre prevenção e promoção da saúde em estudos sobre drogas no Brasil. Falar de promoção de saúde e prevenção de doenças no contexto da saúde pública com fundamentação científica é importante e saber definir com precisão estes termos e como trabalhá-los capacita o profissional a desenvolver suas funções com mais qualidade e responsabilidade. Diante das questões aqui discutidas, somos intimados a pensar em termos de construção de novos paradigmas e modelos de construção de conhecimentos relacionados à promoção da saúde e prevenção ao uso de drogas. Essa complexidade nos faz refletir no sentido de compreender melhor nosso meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (218.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com