TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Massa

Por:   •  19/10/2020  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

     No filme percebemos como os invidivíduos perdem o senso critico e começam a agir de forma que não pensam no que fazem. Se um faz, os outros copiam . Isso nos remete a ideia de Freud que nas massas a singularidade desaparece e os individos começam agir de forma coletiva. O comportamento nas massas é algo contagioso, como se os individos estivesse hipnotizados

    Os invidivídos também começam a ficar extremamente agressivos e irracionais, começam a mostrar seus piores lados Freud diz que nas massas o comportamento dos invidivuos lembra o de crianças de seres primitivos, que não tem recalque, tem apenas instintos.

    As pessoas que estão dentro da Onda não enxgeram as coisas extremamente problemáticas que ela tem. E isso mais uma vez remete a ideia de Freud que nas massas os individuos agem como se estivessem hipnotzados.

     O Professor começa a acreditar fielmente no Projeto da Onda e quando ele acredita os alunos se envolvem cada vez mais. E isso traz a ideia de Freud que para o lider ter o controle sobre a massa ele precisa acreditar fielmente suas ideias e nas ações que sugere.

    Quando o professor começa a se envolver, os alunos também começam a gostar mais dele, respeita-lo cada vez mais. Freud diz que a massa é carente da paternidade, e então quando ela acredita que o lider os ama, isso aumenta a Libido(afetividade) e através disso a massa fica mais devota ao lider.

    Freud fala sobre o herói, que é aquela pessoa que não segue a massa,  pensa com  a própria cabeça, tem os seus valores, e é a pessoa que vai derrotar o lider. No filme podemos associar essas figuras a Karo e a Mona, que passam o filme inteiro criticando a Onda e tentando alertar a todos sobre o perigo que ela representa. Podemos associar também ao Tim, que quando percebe o que a o movimento se tornou, fala com o professor sobre acabar com a onda.

           

     

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (24.4 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com