TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia No Brasil

Ensaios: A Psicologia No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2014  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

A psicologia no Brasil

No começo da profissão no Brasil o campo de atuação era especifico para a elite brasileira no qual o foco principal era a modernização de determinados processos, como por exemplo, os testes psicológicos que ajudam a diferenciar e categorizar o perfil do homem. Com isso era possível a profissão acabou por se inserir nos campos de processos e seleção assim como orientação profissional.

Com a criação da Lei nº4. 119/62 que regulamentava a profissão no pais, os psicólogos que não tinham no momento um escopo bem formado do que era a profissão. E assim tiveram que trabalhar para tentar mudar o Projeto de Lei e assim produzir algumas emendas, visto que não estavam satisfeitos com o lhes foi proposto.

No entanto com a aprovação da Lei o que lhes restou foi o desafio de fazer a profissão se manter, pois embora tivessem o reconhecimento da elite à sociedade como um todo não tinham acesso a eles e ainda existia muito preconceito além dos métodos utilizados para a realização de algum teste não serem compreendidos pela população.

Por conta de alguns problemas obtidos nos anos 70 e 80 como a ditadura militar e a caça aos intectuais acabam-se por abrir as portas para a mudança da profissão no Brasil e cria-se um novo desenho da profissão assim o foco passa a ser mais social, para fazer com que a população de fato entenda qual o papel do psicólogo no meio social.

Com a ditadura abrindo as portas para grandes investimentos vindos de fora do Pais , a classe média começa a falir e por precisar do apoio dessa classe os lideres da ditadura fazem um acordo com a classe na qual os filhos das pessoas prejudicadas poderão fazer faculdade de psicologia, medicina, engenharia e advocacia. E assim uma parte da sociedade passa a ter acesso a um local que era reservado apenas para a elite.

A partir da década de 70 a profissão começa a caminhar para o lado de projetos sociais, mais ligados as comunidades e assim ampliando as formas de pensamento, pois os psicólogos sempre faziam as mesmas coisas em trabalhos diferentes e com esse novo compromisso traz a sociedade uma nova forma de entender que a Psicologia deve colaborar para que a população tenha condições dignas de vida e que garantam os seus direitos. Pois até então a profissão era exclusiva da elite do Pais e não era vista como o bem Social que é .

No entanto existe um grande distanciamento da parte teórica para a prática, pois ainda hoje tendo o pensamento que a psicologia é um fenômeno natural o qual podemos formar conceitos das mais variadas teorias e aplicá-los a qualquer humano, existe determinados assuntos que não são discutidos dentro de sala de aula por exemplo.

Acaba-se por ter uma dificuldade em perceber como a construção da psicologia pode acabar ocultando desigualdades e diferenças sociais. E como ainda não se evidenciou o campo da psicologia as coisas continuam como estão.

Existem muitos pensamentos contrários que preferem manter a tradição e que não querem contestar o fato de que alguns campos devem ser discutidos, pois quando se começa a dizer que nem toda a população é igual questiona-se o pensamento de igualdade. No entanto o pensamento Liberal quebrou esse paradigma quando mencionou que as pessoas podem ser iguais, mas que isso depende do esforço que cada uma.

Isso pode causar um impacto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com