TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO DO HOMEM COM A ATIVIDADE FISICA E O BEM ESTAR

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

“A RELAÇÃO DO HOMEM COM A ATIVIDADE FISICA E O BEM ESTAR”

SANTANA DE PARNAÍBA

2016


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Eduardo Fernandes Santos                 RA: C1756B-4

Jéssica Novaes Marques                 RA: T10923-0

Samantha Alves de Oliveira         RA: C02960-2

“A RELAÇÃO DO HOMEM COM A ATIVIDADE FISICA E O BEM ESTAR”

Trabalho apresentado para o curso de Psicologia 6º sem, referente à disciplina Práticas Sociais e Subjetivas ministrada pela Profª Mara Martins.

SANTANA DE PARNAÍBA

    2016

Sumário

Introdução        1

Procedimentos        2

Discussão        4

Conclusão        7

Bibliografia        9


Introdução

No seguinte trabalho abordaremos como tema “A relação do homem com a atividade física e o bem-estar”. O assunto foi escolhido pelo grupo, pois é algo contemporâneo e muito falado na mídia, visando compreender melhor esse fenômeno nos propusemos a buscar informações com um olhar mais aprofundado e sempre na procura de uma visão livre de estereótipos.

A atividade física trabalha não só o corpo tangível, mas também o psiquismo, desta forma equilibrando bem-estar físico e mental, melhorando a qualidade de vida num todo.

Os locais das observações do fenômeno são diversificados, desde a Academia dos famosos Marombeiros até Parques como o Vila Lobos, Praças da Cidade, enfim, todo e qualquer lugar onde alguém esteja praticando a atividade física independente do objetivo do individuo.

Hoje em dia com o aumento da inclusão digital e o estilo de vida contemporâneo em que as pessoas estão designadas a realizar diversas tarefas ao longo do dia, o tempo de sobra para atividade física acaba sendo reduzido, ou até mesmo nulo, tornando os membros da sociedade cada vez mais sedentários e com uma qualidade de vida a desejar.

Deve existir um equilíbrio entre o exercício físico e uma alimentação saudável e balanceada, uma vez que ambos devem caminhar juntos para obter resultados satisfatórios tanto para fins estéticos ou de saúde. É indispensável o acompanhamento de profissionais especializados como personal trainer, nutricionistas, psicólogos, entre outros para que os objetivos sejam alcançados.

Segundo a pesquisa de mídia realizada pelo grupo, a prática de atividades diminui o uso de substâncias ilícitas e medicamentosas visando melhor funcionamento orgânico, também diminui o risco da Síndrome de Burnout, que é um distúrbio psíquico de caráter depressivo desencadeado de extremo cansaço físico e mental. Pessoas sedentárias consomem uma porcentagem bem maior de remédios do que as que praticam atividades regularmente.

Procedimentos

Este trabalho tem como propósito a observação de fenômenos presentes em nossos cotidianos, após reunião com os integrantes do grupo entramos em um amplo consenso que deveríamos olhar para a relação de bem-estar e saúde, uma vez que este fator é importante para o desenvolvimento dos seres humanos sempre levando em consideração o homem como pessoa.

O primeiro encontro foi para a orientadora explicar o propósito da matéria, para que cada grupo já começasse a pensar sobre qual fenômeno iríamos observar durante todo o semestre, a priori baseando se em pesquisas de mídia, no qual buscávamos entender o que o censo comum pensa sobre o assunto e a posteriori foi nos proposto a pesquisar uma teoria que fomenta o viés do fenômeno, desta forma após os primeiros encontros realizados percebemos que a teoria humanista entende melhor as questões do fenômeno.

O trabalho foi feito através de observações realizadas em lugares diferentes, mas sempre com o mesmo propósito. Procurávamos observar o indivíduo respeitando sua subjetividade e o contexto no qual eles estavam inseridos, suas respectivas ações e, além disso, entender o nível de satisfação na realização das atividades procurando sempre nos pautar na ligação da teoria junto ao fenômeno.

A cada descrição das respectivas observações realizávamos uma apresentação oral em sala de aula visando compartilhar nossas experiências sobre o fenômeno analisado com o intuído de levantar questões e orientações entre os colegas, sempre com a supervisão da professora. Estes encontros visam aprimorar um olhar mais abrangente tentando descaracterizar o senso comum e evitando os estereótipos.

Utilizamos a teoria humanista para entender melhor o fenômeno pautado principalmente pelo autor Abraham Maslow com a proposta da “Hierarquia das necessidades” mais conhecida como “A pirâmide de Maslow” que é muito utilizada no meio organizacional como uma teoria motivacional.

Além disso, usamos Carl Rogers com a “Abordagem Centrada na Pessoa” relacionada ao bem-estar, ambos são psicólogos humanistas e pioneiros deste seguimento.

A pesquisa bibliográfica primeiramente foi feita com mídias buscadas principalmente em sites da internet, com notícias referente ao assunto abordado nas observações.

 Após finalizarmos a pesquisa de mídia foi iniciada a pesquisa teórica, também realizada em sites da internet, em busca de artigos ligados aos teóricos articulados e suas respectivas teorias, e em alguns livros da abordagem Humanista como por exemplo "Abraham H. Maslow - Introdução à Psicologia do Ser". Na internet sempre buscamos as palavras chaves.

Discussão

A teoria Humanista, do qual escolhemos para o referencial teórico, é abordada a luz de que o homem busca conhecer a si, é livre, que ao longo do desenvolvimento vem tentando humanizar seu aparelho psíquico, contrariando assim, a visão do homem como um ser condicionado pelo mundo externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com