TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Entre o Indivíduo e o Social

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Relações entre o indivíduo e o social

Baseado no vídeo “Indivíduo e Coletivo” podemos definir a sociedade como um grupo de pessoas que ocupam o mesmo território constituído da mesma cultura. Usando o exemplo do vídeo com a comparação feita entre a parede e o tijolo, sendo que uma parede é formada por diversos tijolos (como uma sociedade é formada por diversos indivíduos) e o mundo é formado por diversas paredes (como temos diversas sociedades que se interagem) e o tijolo sozinho não faz uma parede (precisa de mais pessoas para atual em sociedade).

Dessa é possível compreender a relação individuo e o social quando passamos a entender que as relações sociais estão conectadas formando um todo social, no qual chamamos de sociedade.

O individuo passa a ser a ação construtiva e modificadora no meio em que ele vive, que é a sociedade. Tudo que é de ordem social faz parte do comportamento individual do ser humano.

Complexidade do viver coletivo

Estudando os conceitos e reflexões sobre o espaço da Psicossociologia, entendemos que é complexo viver coletivamente, uma vez que cada indivíduo tem uma educação proveniente de sua família, estuda em uma escola com regras, vive em uma sociedade com seus costumes, tem uma religião ou crença.

Segundo a psicanalista Piera Aulagnier “se a formação do Eu se faz pela identificação à imagem do outro, a identidade se forma então sobre bases psíquicas que são alicerçadas sobre um outro exterior, sobre identificações, processo que permite o estabelecimento de vínculos sociais grupais e das instituições.”

A sociedade tem a capacidade de moldar o indivíduo e ao mesmo tempo o indivíduo tem a capacidade de moldar a sociedade.

Viver em sociedade significa respeitar a forma de pensar dos outros indivíduos. Saber absorver o que os demais têm a agregar na sua forma de viver e ver o mundo. Cada comunidade tem uma forma de pensar e agir e o conjunto das sociedades proporciona o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Mesmo os indivíduos sendo diferentes, o fato de vier em sociedade faz com que eles se comportem em grupo, diferentemente de como se comportaria se comportariam se estivessem isolados. Dessa maneira a sociedade acaba sendo a somatória das ações de cada dos indivíduos da qual é composta.

Exemplos do cotidiano

A maioria dos indivíduos gosta de ter seu momento a sós. De ter a liberdade de poder escolher como realizar suas tarefas da forma que mais lhe agrada.

Desde que nascemos estamos acostumados a seguir regras para viver em harmonia com os demais indivíduos da nossa sociedade, porém muitas vezes a nossa forma de pensar e de agir é vista como uma ameaça ou descaso por um indivíduo de outra sociedade, pois cada um tem uma forma de pensar, muitas vezes baseado em sua religião ou crença.

Para ajudar na convivência a sociedade cria regras e leis que tem como principal objetivo garantir a convivência entre os indivíduos.

Temos como exemplo as interações com nossos familiares e/ou amigos, onde não existem regras e leis definidas e mesmo assim temos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com