TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Professor Aluno

Casos: A Relação Professor Aluno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 4

O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NA VISÃO DE CARL ROGERS

A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO

RESUMO

Estudar a teoria de Rogers é muito importante para o educador, pois este perceberá, através dela, que há um grande trajeto a ser percorrido por todos. Um caminho repleto de esperança, conquistas, respeito, desafios, ousadia e, principalmente, muito trabalho.

Sua teoria convida a todos a refletir sobre as mudanças necessárias e que devem ser buscadas, tanto dentro como fora da sala de aula. Ela aponta para uma profunda mudança no relacionamento entre professor e aluno, relacionamento esse capaz de provocar transformações intensas, tanto no comportamento de ambos como na busca dos saberes.

INTRODUÇÃO

Faz parte da vida de um professor nutrir a curiosidade e as perguntas de seus alunos, permitindo aos alunos brilhantes e criativos desenvolverem seus interesses e expor suas ideias, mesmo quando estas pareçam sem sentido. A nutrição dessas ideias pode levar a grandes experimentos.ROGERS (1986: 150) explica:

“Em grande parte, com todas as crianças, mas, excepcionalmente, com crianças brilhantes, não é necessário ensiná-las, mas elas precisam de recursos que possam alimentar seus interesses. Para fornecer essas oportunidades, é preciso muita imaginação, reflexão e trabalho.”

Uma das formas de criar a responsabilidade sobre seu próprio aprendizado é estabelecer contrato estudantil independente ou grupal, no qual as regras são feitas junto com o aluno. No contrato, estarão pré-estabelecidas as regras a serem cumpridas por ambos. Dessa forma, os estudantes tornam-se seguros e responsáveis. Ao fim do contrato, que será avaliado por ambos, o educando prestará contas ao facilitador sobre tudo que aprendeu e pesquisou.

A aprendizagem centrada na pessoa é revolucionária e transformadora por aproveitar o desejo natural de todo estudante de participar e interferir em seu próprio processo

Para Carl Rogers in Schultz,(2001 p.44) representante do humanismo, a política de educação precisa estar situada no aluno, que compartilhará ativamente das determinações norteadoras de sua aprendizagem. A teoria humanista analisa o homem como cerne de interesse, sendo o modelo do mundo. Este homem se distingue pela sua dignidade, personalidade, subjetividade e liberdade.

A realidade é especial e individual, pois cada sujeito a compreende de acordo com o que sente. Rogers apud Misukami, (p. 45, 1986) sugeriu que a educação: "Seria a ideia de espécies nas quais os alunos pudessem tornar-se pessoas de iniciativa, de responsabilidade,de autodeterminação, de discernimento, que tivesse conhecimento e consegui-se aplicar-se para aprender as coisas que lhe terão serventia para a solução de seus problemas, e que tais conhecimentos os habilitassem a se amoldar com

flexibilidade às novas circunstâncias, aos novos problemas, servindo-se do própria conhecimento, com espírito livre e criativo”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pretende-se neste trabalho demonstrar a determinante importância da contribuição de

Carl Rogers, para uma maior força no processo de aprendizagem, bem como para as

teorias contemporâneas da educação. Deste modo, o objetivo principal será o de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com