TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEXUALIDADE INFANTIL

Por:   •  15/5/2018  •  Artigo  •  7.946 Palavras (32 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 32

A SEXUALIDADE INFANTIL

O DESCASO PARA COM O INFANTIL

O equívoco  de que a pulsão sexual só desperta na  puberdade, é o culpado de nossa ignorância sobre as condições básicas da vida sexual .

Na literatura sobre o assunto encontramos notas ocasionais sobre ereções, masturbação e até mesmo atividades semelhantes ao coito, mas que são sempre citadas como processos excepcionais, curiosidades ou exemplos assustadores de depravação precoce. Nenhum autor listado reconhece com clareza a normatividade da pulsão sexual na infância, e nos escritos sobre desenvolvimento, o capítulo sobre “Desenvolvimento Sexual” costuma ser omitido.

AMNÉSIA INFANTIL

Um fato interessante sobre a estranha negligência  que em grande maioria das pessoas  encobre os primeiros anos  da infância, até os seis ou oito anos de idade. Somos informados de que  durante esses anos , os quais temos pequenas lembranças incompreensíveis e fragmentadas , que reagíamos com vivacidade frente as impressões , sabíamos expressar dor ou alegria de maneira humana, entre outras emoções que quando adultos nada sabemos por nós mesmos.

 Porém, mediante a investigação  psicológica de outrem,  pode-se afirmar que as mesmas impressões por nós esquecidas  deixaram ainda assim  os mais profundos rastros em nossa vida anímica  e se tornaram determinantes para todo nosso desenvolvimento posterior.

 Todavia, a amnésia infantil fornece um novo ponto de comparação entre o estado anímico da criança e o dos psiconeuróticos. Crê-se, portanto, que esta  que converte a infância de cada um numa espécie de época pré-histórica e oculta dele os primórdios de sua vida sexual, carrega a culpa por não se dar valor ao período infantil  no desenvolvimento da vida sexual.

  1. O PERÍODO DE  LATÊNCIA SEXUAL NA INFÂNCIA E SUAS RUPTURAS.

        O bebê traz consigo conteúdos sexuais que continuam a se desenvolver por algum tempo, mas depois sofrem uma repressão progressiva, que pode ser rompida por avanços regulares do desenvolvimento sexual ou suspensa pelas peculiaridades individuais. A vida sexual da criança costuma se expressar numa forma acessível à observação por volta dos três ou quatro anos de idade.

        Durante o período de latência, a energia total ou parcial é desviada do uso sexual e voltada para outros fins.

AS INIBIÇÕES SEXUAIS

         Durante o período de latência total ou parcial, originam-se forças anímicas que surgem como entraves no caminho da pulsão sexual e estreitam seu curso à maneira de diques (como o asco, a vergonha). As crianças civilizadas possuem um desenvolvimento organicamente condicionado e fixado pela hereditariedade, que se pode produzir sem nenhuma ajuda da educação. Entretanto, a educação irá imprimir esses conteúdos da prefixação de maneira mais polida e profunda.  

 

FORMAÇÃO REATIVA E SUBLIMAÇÃO

        O desvio das forças pulsionais sexuais infantis, voltada para outros fins e  sua orientação para novas metas , que merecem o nome de sublimação, adquirem-se  poderosos componentes para todas as realizações culturais.

         As moções sexuais desses anos da infância seriam inutilizáveis, já que estão diferidas as funções reprodutoras- o que constitui o traço principal  do período de latência- e por outra, seriam perversas em si. Por conseguinte, elas despertam moções reativas que, para uma suspensão eficaz desse desprezar, erigem os diques psíquicos como asco, vergonha e moral.

RUPTURAS DO PERÍODO DE LATÊNCIA

         No período de latência, o emprego da sexualidade infantil representa um ideal educativo do qual o desenvolvimento de cada um quase sempre se afasta em algum ponto, em grau considerável. Uma hora ou outra, surge um fragmento de manifestação sexual que se furtou à sublimação, ou se preserva alguma atividade sexual ao longo de todo o período de latência, até a irrupção acentuada da pulsão sexual na puberdade.

(2) AS MANIFESTAÇÕES DA SEXUALIDADE INFANTIL

O CHUCHAR

         

        O churchar que aparece no lactente e pode continuar até a maturidade, ou até persistir por toda vida, consiste numa repetição rítmica de um contato de sucção com os lábios, a língua ou qualquer outro ponto da pele que esteja ao alcance, sem qualquer propósito de nutrição.

         O sugar com deleite alia-se a uma absorção completa da atenção e leva ao adormecimento, ou mesmo a uma reação motora numa espécie de orgasmo.

Na meninice, o churchar é frequentemente comparado à “maus costumes” sexuais da criança.

         Na confusão entre sexual e genital, levanta-se a questão: por qual característica genética podemos reconhecer as manifestações sexuais da criança?

AUTO- EROTISMO

        No autoerotismo, a pulsão não está dirigida para outra pessoa; ela se satisfaz no próprio corpo. Além disso, o ato da criança que chucha é determinado pela busca de um prazer já vivenciado e agora relembrado (fase de amamentação). No caso mais simples, a satisfação é encontrada mediante a sucção rítmica de alguma parte da pele ou da mucosa. Os lábios da criança se comportam como uma zona erógena, e a estimulação pelo fluxo cálido de leite foi sem dúvida a origem da sensação prazerosa, tendo-se associado com a necessidade de alimento.

         A atividade sexual apoia-se primeiramente, numa das funções que servem à

preservação da vida, e só depois se torna independente delas. A criança não se serve de um objeto externo para sugar, mas prefere uma parte de sua própria pele, pois é mais cômodo, e porque a torna independente do mundo externo, que ela ainda não consegue dominar, proporcionando a ela, uma segunda zona erógena, de nível inferior. A inferioridade dessa segunda região a levará na busca da parte correspondente em outra pessoa.

         Aquelas em quem a significação erógena da zona labial for constitucionalmente reforçada, persistindo essa significação, quando adultas, serão ávidas apreciadoras do beijo, tendendo à beijos perversos ou a um poderoso motivo para beber e fumar. Caso haja recalque, sentirão nojo da comida e produzirão vômitos histéricos. Por força da dupla finalidade da zona labial, o recalque se estende à pulsão de nutrição.

        O chuchar possui três características essenciais de uma manifestação sexual infantil. Ele nasce numa das funções somáticas vitais; não conhece nenhum objeto sexual, sendo auto erótico; e seu alvo sexual se encontra sob domínio de uma zona erógena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.7 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (772.5 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com