TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Significação Que O Desenho Traz Na Infância A Luz Da Psicanálise

Por:   •  13/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  5.268 Palavras (22 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 22

FAVENI – FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

                                                                               

                        GABRIELA STÉFANI MORAES LOPES SANTOS

A SIGNIFICAÇÃO DO DESENHO INFANTIL À LUZ DA PSICANÁLISE

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA

                                                            2022


FAVENI – FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

GABRIELA STÉFANI MORAES LOPES SANTOS

   A SIGNIFICAÇÃO DO DESENHO INFANTIL À LUZ DA PSICANÁLISE

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em Psicologia Infantil.

                                             

VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA

2022

A SIGNIFICAÇÃO DO DESENHO INFANTIL À LUZ DA PSICANÁLISE

Gabriela Stéfani Moraes Lopes Santos[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO - Na infância, existem algumas formas de manifestar seus sentimentos, e uma das formas que a criança tem mais acesso é através dos desenhos, que tem papel fundamental em suas vivências. Com isso, é entendido que existem inúmeras significações, por conta de toda imaginação que flui da mente da criança, fazendo com que um simples traço ou rabisco se torne um desenho com profundos contextos. O trabalho de pesquisa aqui apresentado tem como objetivo entender a importância que o desenho tem na infância, de acordo com a abordagem Psicanalítica. Nos primeiros anos de idade a criança usa sua imaginação, liberdade e expressão, começando assim o processo dos traçados, logo mais os desenhos, como representação das imagens que o cercam. Portanto, dentro do espaço psicanalítico, a imagem inconsciente apresenta-se como uma estrutura formadora da identidade do sujeito, no qual é a defesa do anseio de si mesmo, graças à articulação da experiência do corpo com as representações cognitivas, emotivas e representativas do indivíduo. O intuito desse trabalho é apresentar a importância do desenho na vida da criança e todas as fases que virão pela frente. Com isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica em diversas bases eletrônicas de dados.

Palavras-chave: Desenho. Inconsciente. Infância. Psicanalítico. Significado.


  1. INTRODUÇÃO

Diante de indagações como: “criança não demonstra o que sente” ou “o que ela quer dizer com isso?”, o desenho pode revelar coisas acerca da história, das vivências, das problemáticas e outras questões da sua vida, indo de encontro à manifestação de cada sentimento. Entende-se então, que o ser humano é um ser emergente, é um ser biopsicossocial e cultural. Faz parte de cada sujeito a sua própria história, sendo ela uma parte pequena de tudo e de todos. Cada etapa é única e jamais será revivida, ela poderá ser semelhante, mas nunca igual, muito para além das significações que atribuímos a esses momentos que podem perdurar no tempo e na nossa concepção de o que é o mundo.

O universo infantil é destacado pela magia, que lembra o ato de desenhar, caracterizada como um ato natural e universal, presente em diversas culturas há muito tempo.

Segundo Rosário e Kobayashi (2016), a imagem revelada ao inconsciente indica que o corpo não é algo, mas o que se acredita possuir. Daí existe a necessidade de considerar a construção da imagem inconsciente do sujeito, imagem esta que vem do campo do outro.

A maioria dos rabiscos não vai acontecer por acaso. Como relata Santos e Silveira (2016), tudo o que a criança observa, escuta ou até mesmo fala, ela vai querer fazer uma pequena demonstração, através do seu desenho. A criança utiliza muito do ambiente em que vive como inspiração, e quanto mais colorido e chamativo for o observado, maior será a chance de que haja uma estimulação para que seja feito o desenho através do rabisco.

Segundo Lucas (2020), na psicanálise de crianças, o desenho vem ocupar um lugar notório. Foi com a análise do caso do pequeno Hans, que sofreu uma fobia de animais em sua primeira infância, que Freud (1909/2015) escreveu o texto, “Análise da fobia de um garoto de cinco anos”. Nesse estudo, levantou hipóteses acerca de um tratamento psicanalítico com crianças, lançando o primeiro método de análise infantil, buscando para elas tanto seus desejos intrínsecos vindos do complexo de Édipo, quanto da sua angústia de castração. O trabalho da análise de Freud foi desenvolvido com a colaboração do pai de Hans, o qual registrava episódios e falas do filho e os passava para que ele pudesse interpretar as brincadeiras, sonhos e fantasias, explicando o sentido desses elementos para serem restituídos ao menino.

Nesse período, Freud estudava a importância da fantasia, das imagens produzidas e das verbalizações desses casos. Na análise do pequeno Hans, adquiriu materiais e conteúdos inconscientes provenientes disso. A partir disso, confirmou sua teoria da gênese e Sexualidade Infantil.

Um outro caso clínico que merece ser relembrado de Freud (1914) é o do Homem dos Lobos. Através das histórias de um paciente adulto, foi engradecida toda a experiência infantil pelas quais surgiram muitos sintomas e medos de bichos e, em especial, o temor pela figura de um lobo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com