TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SÍNDROME DE DAW E SUA INCLUSÃO

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  14.168 Palavras (57 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 57

RESUMO

A “Inclusão” é um tema muito específico e também muito relevante para a educação em nosso país. Esse trabalho tem por finalidade analisar e refletir sobre o processo de inclusão salientando que a mesma não é um assunto recente, pois podemos perceber que ao longo das últimas décadas a sociedade e órgãos educacionais vêm se aliando na busca de caminhos para que ocorra de fato a Inclusão de portadores de necessidades especiais na rede regular de ensino, bem como na sociedade. Dando maior enfoque para a inclusão do portador de Síndrome de Down no ensino regular. Embora a Inclusão seja um tema em constantes debates e existam prazos pré-estabelecidos para que ela de fato aconteça observaremos aqui algumas dificuldades que os nossos alunos com necessidades especiais enfrentam no seu cotidiano, dificuldades impostas pelo preconceito ainda existente nos dias atuais, pela inadequação dos ambientes físicos, dos espaços pedagógicos, recursos didáticos e adaptações curriculares. Através dessa reflexão, conscientizar a sociedade sobre as reais dificuldades apresentadas pelos portadores de necessidades especiais frente à inclusão, bem como o despreparo do corpo docente da rede regular de ensino (despreparo pedagógico, psicológico e pessoal) e o preconceito que ainda existe em nossa sociedade. Buscando obter conhecimentos relacionados a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular bem como nos mais diversos meios sociais. Analisando ainda as características da Síndrome de Down e as dificuldades decorrentes da mesma.

Palavras chave: Inclusão, Síndrome de Down, Ensino regular.


ABSTRACT

"Inclusion" is a very specific and very relevant for education in our country. This study aims to analyze and reflect on the inclusion process stressing that it is not a recent matter, because we can see that over the last decades the society and educational bodies are allying themselves on finding ways to occur in fact the Inclusion of people with disabilities in regular education as well as in society. Giving greater focus to the inclusion of patients with Down Syndrome in mainstream education. While inclusion is a constant theme in discussions and there are pre-set deadlines for it to actually happen here observe some difficulties that our students with special needs to face in their daily life, difficulties imposed by the prejudice that still exists today, by the inadequacy of physical environments, of spaces educational, teaching resources and curriculum adaptations. Through this discussion, educate society about the real difficulties presented by individuals with special needs to include front and the unpreparedness of the faculty of the regular school system (unpreparedness pedagogical, psychological and personal) and prejudice that still exists in our society. Seeking to gain knowledge related to including students with special needs in regular education as well as in various social circles. Analyzing further the characteristics of Down syndrome and the difficulties arising from it.

Keywords: Inclusion, Down syndrome, Regular Education

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO         ---7

CAPITULO 1- A SÍNDROME DE DOWN------------------------------------------------------9

  1.  Elementos gerais--------------------------------------------------------------------------------9
  2.  Características gerais-------------------------------------------------------------------------10
  3.  Fundamentais características do portador        --11
  4.  Causas Da Síndrome De Down------------------------------------------------------------12

1.5 O sistema nervoso-----------------------------------------------------------------------------13

1.6 Deficiência intelectual e Síndrome de Down--------------------------------------------14

CAPITULO 2- OS PROBLEMAS DA APRENDIZAGEM---------------------------------16

CAPÍTULO 3 - A EDUCAÇÃO DO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN -----18          

CAPÍTULO 4 - A INSERÇÃO DE PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR---------------------------------------------------------------------------------29

4.1 O construtivismo e a intervenção pedagógica no portador da Síndrome de Down--------------------------------------------------------------------------------------------------------------29

4.2. A alfabetização-----------------------------------------------------------------------------------37

4.3 Propostas de planejamento curricular------------------------------------------------------40

4.4 A inserção do portador de Down na escola inclusiva-----------------------------------42

4.5 A função da família------------------------------------------------------------------------------46

CONSIDERAÇÕES FINAIS        ---48

REFERÊNCIAS        ---50



INTRODUÇÃO

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo a análise e reflexão de leis e documentos que são norteadores da inclusão bem como fazer um resgate histórico da legislação referente à Inclusão, e a partir da  reflexão dessas leis e documentos, levantar as possibilidades de inclusão dos portadores de necessidades especiais e em particular do portador de Síndrome de Down na rede regular de ensino, analisar os benefícios que a inclusão na rede regular de ensino pode trazer para ambas as partes. Buscar subsídios para uma educação inclusiva através da capacitação dos profissionais da educação, procurar caminhos que favoreçam a inclusão. Analisando o que eventualmente vem sendo feito para que de fato ela ocorra, se o prédios escolares vem sofrendo modificações e adaptações para atender aos portadores de deficiências , se há alterações equivalentes nos Projetos Políticos Pedagógicos da rede regular de ensino que favoreçam a inclusão, adaptações curriculares que correspondam as necessidades desse alunado, número de alunos e professores por sala de aula.

 Embora a Inclusão seja um tema em constantes debates e existam prazos pré-estabelecidos para que ela de fato ocorra veremos aqui algumas dificuldades que os nossos alunos com necessidades especiais enfrentam no seu dia a dia, dificuldades impostas pela inadequação dos ambientes físicos, materiais pedagógicos, recursos didáticos entre outros em contra partida existe também as dificuldades enfrentadas pela falta de preparo do corpo docente, muito embora seja amplamente difundida a formação continuada, veremos que no âmbito da Inclusão poucas mudanças vem de fato ocorrendo. Outra questão social que percebemos constantemente enquanto educador é o preconceito por parte dos pais de alunos ditos “normais”com relação ao aluno deficiente, vemos portanto que a maior deficiência que existe, esta culturalmente incutida em nossa sociedade, já que a criança não nasce com preconceitos, mas são ensinadas pelos adultos a serem preconceituosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (99.1 Kb)   pdf (375.8 Kb)   docx (56.4 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com