TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TENDÊNCIA ANTISSOCIAL

Por:   •  14/12/2018  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

TENDÊNCIA ANTISSOCIAL

A tendência anti-social é algo que pode estar presente tanto no adulto quanto na criança, no livro Winnicott faz a opção de abordar apenas a questão infantil.

Na criança essa tendência se manifesta através de comportamentos antissociais como : furto, roubo, mentira, xixi na cama, comportamentos agressivos como de xingar, bater, morder

Razão para a emissão de tais comportamentos: Para entender a razão ou o objetivo de tais comportamentos é necessário entender o desenvolvimento do bebê, segundo winnicott no início o bebê precisa que o ambiente atenda totalmente a suas necessidades, ou seja, uma mãe suficientemente boa e um ambiente suficientemente bom e com o tempo e o desenvolvimento maturacional do bebê esse ambiente vai podendo falhar sem que nenhum dano seja causado à criança, porque a criança já consegue lidar com falhas ambientais, tem essa capacidade.

AMBIENTE SUFICIENTEMENTE BOM

Porém, esse ambiente pode não se apresentar como suficientemente bom no início e então de acordo com Winnicott o bebê sofreu uma privação, ele foi privado de tais cuidados necessários para sua maturação psíquica e ele experimenta uma angústia impensável, o que resulta em casos de psicose.

Há também a possibilidade desse ambiente se suficientemente bom no início e por algum motivo deixar de ser, nesse caso denomina-se o processo de deprivação, o que resulta em casos de um tendência antissocial.  Ou seja, a deprivação, cerne da tendência antissocial ocorre por que o ambiente falhou e a criança já está em um nível maturacional em que ela percebe essa falha do ambiente, e então a criança deixa de confiar no ambiente.

COMPORTAMENTOS ANTISSOCIAIS SÃO ATOS DE ESPERANÇA

Quando a criança volta a perceber que o ambiente pode ser confiável, tem esperança de que ele possa ser confiável e suficientemente bom, ela testa esse ambiente, ou seja, comportamentos antissociais são atos de esperança (sintomas da esperança no ambiente). Pois na base da tendência antissocial está uma boa experiência social que se perdeu e a criança através desses comportamentos demonstra esperança de que essa boa experiência reapareça novamente.

PRIMEIROS SINAIS DA TENDÊNCIA ANTISSOCIAL

Aparecem no processo de desenvolvimento todo bebê sofre deprivação, mas é capaz de induzir a mãe a curar esse estado de deprivação expresso através de comportamentos de avidez como sujeira, na medida em que a mãe responde a  essa avidez por meio de cuidados.

Essa avidez é a parte da compulsão do bebê que busca a cura por parte da mãe que causou essa deprivação.

TENDÊNCIA A AUTOCURA

A tendência a autocura é caracterizado por winnicott como essa busca pela cura do trauma sofrido através dessa tendência antissocial, no entando nem sempre o ambiente é capaz de entender esses comportamento antissociais como um pedido de ajuda, como uma busca de reparação por algum dano sofrido, e então essa tendência não é corretamente tratada pelo ambiente ela pode se desenvolver e a criança receber rótulos como o de problemática, e a depender do seu comportamento antissocial o rótulo de delinqüente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com