TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TERAPIA COGNITO COMPORTAMENTAL NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Por:   •  2/5/2018  •  Artigo  •  5.616 Palavras (23 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 23

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo Comportamental

Área de Psicologia

Data de início: 10/03/2016

A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA¹

Antonio Ronaldo Scaffaro Rios²

RESUMO

A dependência química é uma Transtorno Mental de caráter biopsicossocial, que afeta o indivíduo o qual passa a efetuar o uso abusivo de substâncias psicoativas-SPA’s, o que acarreta[a] consequências danosas individuais e sociais. O tratamento de indivíduos com transtorno por uso de substâncias psicoativas é extremamente desafiador, em que apesar dos esforços no objetivo de controlar seu comportamento adictivo, a maior parte dos indivíduos persiste em seu comportamento autodestrutivo. Neste contexto, este trabalho visa mostrar a importância da Terapia Cognitivo Comportamental, nos vários estágios de tratamentos (modelos), suas técnicas e a eficácia. Neste trabalho iremos mostrar a definição da dependência química, a definição da Terapia Cognitivo Comportamental, tratamento, a importância e eficácia, bem como as técnicas e estágios de uso da Terapia Cognitiva Comportamental na dependência química.

PALAVRAS – CHAVE: Dependência Química, Tratamento, Terapia Cognitivo Comportamental.

¹Artigo apresentado ao curso de Especialização em: Pós-Graduação (lato sensu) em: Psicoterapia Cognitivo Comportamental-  PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - 10/03/2016.

²Licenciado em Biologia, PUCRS, Porto Alegre/RS, 1982;

  Especialização em Botânica, PUCRS, Porto Alegre, 1984;

  Especialização em Hidrologia, UFRGS, Porto Alegre, 1986;

  Especialização em Impacto Ambiental, UFRGS, Porto Alegre,1988;

  Especialização em Dependência Química, FACEL, Curitiba/PR; 2017.

  e-mail:ronaldorios53@hotmail.com

ABSTRACT

        

Chemical dependence is a biopsicossocial character desease that affects the person who begins the abusive usage of psicoactive substances (SPA – substâncias psicoativas), what develops harmful individual and social consequences.  The treatment of someone who suffer with disorders caused by the use os psicoactive substances is extreamily challenging because, despite of the efforts on the objective of controlling his/her addicted behavior, most of them keeps on this self-destructive behavior. In this context, this work intents to show the Behavior Cognitive Therapy importance, along diferent treatment stages and efficiency. The definition of chemical addiction, Behavior Cognitive Therapy will be shown in this work and its importance and efficiency, as well as the technic and stages of the usage of Behavior cognitive Therapy, in chemical dependence.

KEY WORDS: Chemical Dependence, treatment, Behavior cognitive Therapy.

1 INTRODUÇÃO

1.1 CONCEITO, DIAGNÓSTICO SOBRE O CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

        Diante de um consumidor de substâncias psicoativas, é necessário detectar de que forma ele faz o uso. A complexidade no diagnóstico de problemas relacionados ao consumo de substâncias psicoativas gera inúmeras possibilidades de erro, desde a elucidação do problema até sua resolução e, por fim, seu prognóstico.

A partir dos critérios e diagnósticos do DSM V: Um padrão problemático de uso de substâncias, levando ao comprometimento ou sofrimento clinicamente significativo, é manifestado por pelo menos dois dos seguintes critérios, ocorrido durante um período de 12 meses: 1. Tolerância, definida por qualquer um dos seguintes aspectos: – necessidade de quantidades progressivamente maiores da substância para atingir a intoxicação ou o efeito desejado; – acentuada redução do efeito com o uso continuado da mesma quantidade de substância. 2. Síndrome de abstinência, manifestada por qualquer um dos seguintes aspectos: – síndrome de abstinência característica para a substância; – a mesma substância (ou uma substância estreitamente relacionada) é consumida para aliviar ou evitar sintomas de abstinência. 3. Desejo persistente ou esforços malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso da substância. 4. A substância é frequentemente consumida em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido. 5. Muito tempo é gasto em atividades necessárias para a obtenção da substância, na utilização ou na recuperação de seus efeitos. 6. Problemas legais recorrentes relacionadas ao uso de substâncias. 7. Uso recorrente da substância, resultando no fracasso em desempenhar papéis importantes no trabalho, na escola ou em casa. 8. Uso continuado da substância, apesar de problemas sociais e interpessoais persistentes ou recorrentes causados ou exacerbados por seus efeitos. 9. Importantes atividades sociais, profissionais ou recreacionais são abandonadas ou reduzidas em virtude do uso da substância. 10. Uso recorrente da substância em situações nas quais isso representa perigo para a integridade física. 11. O uso da substância é mantido apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente, que tende a ser causado ou exacerbado por esse uso (LARANJEIRA, 2015).

        Diante da detecção da dependência química, buscam-se intervenções e tratamentos, sendo que há diferentes contextos e instituições voltado para tanto, tais como: ambulatoriais, grupos de autoajuda, clínicas, comunidades terapêuticas, CAPS-ad. Além disso, há as propostas teóricas que embasam a abordagem de intervenção utilizada pelos profissionais, sendo a Terapia Cognitiva Comportamental o modelo teórico e metodológico abordado por este estudo.

2. A TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

O tratamento de indivíduos com transtorno por uso de substância psicoativa – SPA, é desafiador, pois, apesar de seus esforços para controlar o seu comportamento adictivo, a maior parte dos indivíduos persiste em seu comportamento autodestrutivo (LIESE; FRANZ, 1996). Vários estudos nas últimas décadas relatam que as tentativas de abstinência de SPA’s, apresentam uma taxa de 80% de recaídas no período de um ano.        

        Neste item, aborda-se o entendimento etiológico, a conceitualização cognitiva, o modelo cognitivo sobre os comportamentos adictivos e as recaídas, as principais técnicas cognitivas comportamentais e as intervenções aplicadas pela Terapia Cognitiva Comportamental - TCC. As terapias cognitivo-comportamentais têm sido referenciadas como abordagens eficazes no tratamento da dependência química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (251.6 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com