TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSFORMAÇÕES CORPORAIS

Por:   •  28/10/2017  •  Resenha  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Wallon, o estágio da Puberdade e Adolescência inicia se por volta dos 11-12 anos de idade. Diferente do estágio anterior, esse período de desenvolvimento é marcado pelo rompimento da relação estável que o indivíduo tinha com o seu mundo exterior. As crises que tal fase apresenta, variam com o modo de existência de cada época, levando também em consideração as classes sociais que o indivíduo se encontra.

De acordo com a teoria Walloniana, essa etapa é a última movimentação que separa a criança do adulto, marcado bruscamente pelas transformações corporais impostas pelo amadurecimento sexual afetando bruscamente o psiquismo do sujeito.

TRANSFORMAÇÕES CORPORAIS

O amadurecimento físico do corpo do adolescente acontece de forma diferente para os meninos e meninas, sendo mais precoce nas jovens. Para os meninos, o rosto se alonga e afina, enquanto o nariz cresce mais depressa que o resto da face; a fronte perde o aspecto infantil e ganha uma fisionomia nova. Há também o aparecimento de pelo na região dos lábios superiores e a voz ganha uma nova tonalidade. Nas meninas os seios começam a ganhar volume e os quadris se alargam, ganhando um aspecto mais arredondado enquanto aparecem os sinais da primeira menstruação. Assim, são formados os caracteres secundários de cada sexo, permitindo diferenciar um do outro.

Para ambos os sexos, nota se um crescimento acelerado na estatura, gerando um aspecto desajeitando, podendo um braço crescer mais depressa que o outro, sendo capaz de acontecer também com os membros inferiores. Tais modificações deixam o jovem mais desajeitado e seus movimentos não sendo expressos com tanta desenvoltura.

TRANSFORMAÇÕES PSÍQUICAS

O jovem já não se reconhece mais e as modificações não param de ocorrer. Neste momento, ele sente necessidade explorar seu novo corpo, tornando o espelho um grande aliado. A imagem corporal é de grande importância para o adolescente nesse momento, levando problemas como obesidade, necessidade do auxílio de óculos, aparelho dentário, entre outros; parecerem desconfortáveis para sua apresentação física.

Segundo as lei de Alternância Funcional (Wallon, 1975ª: 69), este estágio é marcado por uma orientação centrípeta, onde o adolescente provoca um retorno do pensamento para si mesmo, buscando compreender e reajustar a um novo corpo. A partir desse mergulho para dentro de si, o indivíduo passará por uma condição de construção de uma nova personalidade.

Neste momento, a vida afetiva encontra se muito intensa, podendo notar uma constante alternância de sentimentos, o que levará a um desequilíbrio emocional e que levará muitas vezes à incompreensão do adulto.

De acordo com (Wallon, 1975ª; 219), o jovem experimenta novas necessidades e desejos novos que o impedem de sair de si. Há um desejo de posse e desejo de absorver para si o outro e se sacrificar totalmente à ele, onde ambo apresentam um prelúdio de atração pelo sexo oposto. Porém, mesmo havendo tal desejo de atrair e a atenção do outro, é notável o aparecimento de sentimentos de timidez e vergonha.

As provocações ganham grande significância na vida do adolescente, principalmente se elas são à respeito do domínio sexual. Tal agitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com