TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Desenvolvimento Humano, Segundo A Teoria De Paul Baltes?

Artigos Científicos: O Que Desenvolvimento Humano, Segundo A Teoria De Paul Baltes?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  1.672 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Este ensaio tem como objetivo um estudo acurado das causas sociológicas, econômicas e psicológicas dessa problemática que é a gravidez na adolescência. Para tanto, foi adotado como paradigma de estudo empírico especificamente o bairro de Nova Vitória na cidade de Camaçari - Ba, devido ao elevado índice de ocorrência de gestações na adolescência. Durante a realização das pesquisas foram adotados como métodos a entrevista, o estudo de casos e a consulta documental a arquivos públicos, visando melhor robustecer os elementos embasadores da pesquisa.

Na qual, segundo as pesquisas, estimam-se uma porcentagem significativa de adolescentes no bairro da Nova Vitória que engravidam precocemente, sem nenhuma estrutura psicológica, financeira, e de outras esferas atuantes, que vão consolidar inúmeros fatores que contribuem para esse fenômeno, que são: falta de um projeto de orientação sexual na cidade de Camaçari, nas escolas, famílias, comunidade de bairros e igreja; a mídia, exagerando na erotização do corpo humano; Ídolos, que passam uma imagem de liberação sexual, e a tendência de um fã é sempre copiar o que seu ídolo faz; Falta de informação dos pais; A primeira menstruação precoce; Histórico familiar, mães que iniciaram precocemente a vida sexual ou engravidaram na adolescência; Autoestima, relacionamento familiar ruim, tempo livre mal aproveitado; Situação socioeconômica e cultural; Início precoce da atividade sexual, sem nenhum tipo de instrução, que posteriormente a suscetibilidade às doenças, como as DST’s, e por último, estupros que são acometidos dentro da própria família.

METAS

Mediante as necessidades das unidades de saúde, foi constatado um alto índice de adolescentes grávidas atendidas nas unidades hospitalares de Camaçari. Desta forma se faz necessário uma proposta de modelar uma forma mais abrangente de subtrair esse índice supra significativo de mães adolescentes. De 100 adolescentes residentes nesta área, 70 já engravidaram, na qual, 50 tiveram seus filhos, 20 foram vítimas de abortos, abortos esses tanto de ordem espontâneo, quanto provocado, colocando a vida desse grupo em risco iminente. A propostas social, posteriormente é inseri-las em programas sócio-educativos propondo um trabalho em busca da redução deste índice, em pré-projetos de instruções e métodos anti-gravidez em idade prematura. Que concomitantemente será executado um trabalho não somente sucedido com as adolescentes, efetivamente num contexto integrativo, em conjunto com a participação dessas famílias com auxílio de políticas públicas, fomentando a conscientização reintegrá-las as mesmas, ao seu universo lúdico á sua realidade. Identificando as causas iminentes desses fenômenos. Ampliar e prorrogar propostas de orientação através de estratégias Psicopedagógicas com grupos orientadores (oficinas de sexualidade, orientação aos métodos contraceptivos e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis) como melhoria da qualidade de vida dessas adolescentes.

ATIVIDADES

Mediante essa problemática, serão realizadas atividades de intervenção em prol dessa premissa, produzindo ações para resolução ou minimização de gravidez na idade prematura. Em programas intervenientes, como a inclusão social, em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com