TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Apego

Por:   •  5/12/2020  •  Resenha  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE – FAPEPE[pic 1]

Bacharelado em Psicologia

PSICOLOGIA – 2º SEMESTRE

A TEORIA DO APEGO

Profº Eduardo Campos de Almeida Neves

Presidente Prudente – SP

2020

SARAH VIANA DE SOUZA PUGLISI

R.A.: 2020119246

JOHN BOWLBY: A TEORIA DO APEGO

Trabalho apresentado à Professora Titular da disciplina Psicologia e Infância do Curso de Graduação em Psicologia da FAPEPE – Faculdade de Presidente Prudente, como requisito de avaliação.

Prof. Eduardo Campos de Almeida Neves

Presidente Prudente – SP

2020

COMENTÁRIO SOBRE A TEORIA DO APEGO, ABORDANDO A TEORIA E OS ESTILOS DE APEGO.

JOHN BOWLBY

A TEORIA DO APEGO

A teoria do apego foi desenvolvida por psiquiatra John Bowlby, ela afirma ser natural do ser humano, e nisso podemos tomar como modelo: ao separar o bebê do individuo responsável, identifica-se que foi desenvolvido laços emocionais, e quando o laço se rompe a criança sente-se stressada, incompreensível. Uma criança dependente do responsável para a alimentar, e por esse motivo se prende a ele, ou seja, as necessidades delimitadas são as mais básicas.

ESTILOS DE DESAPEGO

SEGURO: O bebe considerado seguro é aquele na qual o responsável é acessível, com quem a relação de apego se caracteriza como base segura, harmoniosa, que permita que a criança sinta-se confortável ao necessitar de suporte, assim ajuda na redução da ansiedade do bebê, podendo ate mesmo ocorrer uma separação e o bebe não ficaria tão abalado pois como esta estruturado seria natural a forma de encarar tudo isso.

ANSIOSO - AMBIVALENTE: A criança ansiosa-ambivalente mostra-se mais disponível ao desejo de altos níveis de intimidade São pessoas inseguras que questionam o seu próprio valor, devido na infância tiveram pais que não tinham reações emocionais previsíveis ou consistentes, por mais que elas sejam carinhos sempre acreditam que serão abandonadas, o que acaba na dependência extrema de seu companheiro.

EVITADO (REJEITADO): A criança que é resultado de estilo de apego evitado ou rejeitado, pode ter sido negligenciado ou rejeitado quando bebe,no momento em que os esforços das crianças em solicitar proteção, suporte e cuidado são negados, pode ocasionar a criança a se tornar solitária, acabando com a construções de futuros relacionamentos, amizades, pelo fato de se sentir ignorada, rejeitada, abandonada ou ate mesmo não amada por seu companheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com