TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do Apego - Questões

Por:   •  5/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE – FAPEPE[pic 1]

Bacharelado em Psicologia

PSICOLOGIA – 2º SEMESTRE

A TEORIA DO APEGO

Profº Eduardo Campos de Almeida Neves

Presidente Prudente – SP

2020

Sarah Viana De Souza Puglisi

R.A: 2020119246

A TEORIA DO APEGO DE JOHN BOWLBY: A FORMAÇÃO DE VÍNCULOS AFETIVOS E O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Trabalho apresentado à Professora Titular da disciplina Psicologia e Infância do Curso de Graduação em Psicologia da FAPEPE – Faculdade de Presidente Prudente, como requisito de avaliação.

Prof. Eduardo Campos de Almeida Neves

Presidente Prudente – SP

2020

Responda as questões abaixo sobre o texto "A (in)visibilidade dos bebês na discussão sobre acolhimento institucional"

1. Por que a Teoria do Apego, de John Bowlby é tão importante para a construção inicial de vínculos afetivos no desenvolvimento de bebês e de crianças pequenas? 

A teoria do apego consiste na construção de um vínculo afetivo nos primeiros anos de vida, pois o bebê nasce com um sistema comportamental que requer um cuidador amoroso, sensível, que promova proteção ao bebê, assim fortalece o bem-estar físico e psíquico das crianças, caso haja mudanças neste processos a qualidade do apego sofre alterações, em casos mais extremos podem até se romper, assim a criança fica sujeita a desenvolver distúrbios emocionais e desordens psiquiátricas.

2. O que é acolhimento institucional e quando ocorre, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?

O acolhimento institucional e familiar é a medida de proteção que são tomadas quando a criança ou adolescente estão em alguma situação de risco ou até mesmo quando os pais estejam com poder familiar suspenso. O propósito desse acolhimento é retirar a criança ou adolescente da família e encaminhar para uma família acolhedora, entidade, casa de abrigo ou casa de passagem. A determinação de encaminhamento da criança ou do adolescente para o acolhimento familiar constitucional só pode ser determinado por um juízo.

3. De acordo com as pesquisas realizadas sobre acolhimento de bebês (p.ex. Guaiassa, 2011), quais cuidados devem ser tomados?

De acordo com as pesquisas os cuidadores mantinham atividades necessárias como pegar o bebê no colo, fazer contato visual, conversar, fazer massagem, acarinhar, estimular o bebê a ficar no chão com brinquedos para que explorem os próprios movimentos, zelar pelo ambiente.

4. Quais as modalidades de acolhimento existem no Brasil?

Atualmente no Brasil as crianças e adolescentes que estão em situação de acolhimento encontram-se provisoriamente morando por até 2 anos em uma das modalidades de acolhimento como: abrigos institucionais, casas lares, famílias acolhedoras e repúblicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com