TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria e Sistemas da Psicologia

Por:   •  27/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Conflitos no Processo de Separação

O Divórcio é um processo que causa sensibilidade nas pessoas e pode ser dura para um casal, pois ambos estão abalados sentimentalmente e isso ocasionará conflitos no processo de separação.

De acordo com Lamela, Figueiredo e Bastos (2008), o divórcio é um período marcado por mudanças de desenvolvimento positivas e negativas na vida de um adulto. O divórcio é responsável por grandes alterações no sistema familiar, obrigando a família a se reorganizar estruturalmente. A dissolução conjugal é um evento de grande stress do sistema familiar, pois o impacto sistêmico e qualidade do funcionamento de adaptação dos filhos estão dependentes do sistema familiar durante o casamento. (p.12-13).

Os principais conflitos que podem ocorrer são financeiramente, guarda do filho, e divisão de bens.

Os conflitos financeiros geralmente ocorrem, devido ao dinheiro que o casal foi retendo e após a cisão conjugal ambos não querem ceder a divisão, procurando ficar com a parte do outro ocasionando, brigas e até mesmo a violência. Um exemplo disso é quando o casal abre conta bancária em conjunto e após a decisão do término conjugal, ocorrem contendas para decidir com quanto deverá ficar cada um.

A guarda do filho é o conflito mais difícil de ser resolvida, pois ambos parceiros querem ficar com o filho (a) e não aceitam que o filho fique a maior parte do tempo somente com um dos dois. E acabam contendendo sobre que ficará mais com o filho e quem realizará o pagamento da pensão.

O conflito da divisão de bens é semelhante a financeira, somente difere na questão do capital, o casal entra em conflito pois enquanto estavam juntos geralmente um ajuda ao outro comprar bens para uso do casal. Que pode ser móvel, eletrodomésticos e o automóvel.

Todos os conflitos desgastam mentalmente o indivíduo. Lamela, Figueiredo e Bastos (2008) apontam que: os adultos reportam mais distress psicofisiológico, perdas acentuadas na segurança econômica e financeira e no suporte social, alterações depreciativas na percepção do self e desestabilização emocional nos sistemas de procura e prestação de cuidados (p. 13).

Referencias

SOUZA, S. D. C. DIVÓRCIO DOS PAIS E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DOS FILHOS: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. In: Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2014, Campina Grande. Anais Cinted, 2014. v. I.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com