TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terapia na terceira idade

Por:   •  17/4/2018  •  Artigo  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

ARTETERAPIA NA TERCEIRA IDADE

1 APRESENTAÇÃO

A arteterapia é um processo que tem como objetivo estimular o crescimento pessoa, aumentando sua autoestima, modificando sua visão em relação à vida e contribuindo para um equilíbrio harmônico do ser humano. O projeto tem como objetivo o resgate da autoestima dos indivíduos da terceira idade, oferecendo a oportunidade através da arte experimentar sua capacidade criadora, facilitando assim o processo de autoconhecimento de si próprio. Tendo em vista um grande numero de indivíduos de terceira idade ociosos, sem perspectiva, se da de grande importância o desenvolvimento desse trabalho, para que eles pudessem ter uma nova visão de sua potencialidade e mostrar que podem superar as perdas do passado e pudessem encontrar novas alternativas para viver melhor e com qualidade.

De acordo com o estatuto do idoso Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos. Muito se fala em promoção da saúde, porém existem poucos projetos dentro das instituições que buscam promover o bem estar do idoso, levando em consideração que estas atividades auxiliam na recuperação da saúde, autoestima e bem estar físico e mental do idoso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) conceituou cuidados de longa duração como sendo “o conjunto de atividades desenvolvidas por cuidadores informais ou institucionais que visem assegurar aos indivíduos que perderam sua autonomia, uma vida digna e qualitativa, preservando ainda suas preferências, opiniões e individualidade”.

O projeto visa ser trabalho com os internos do Asilo Maria Augusta Teixeira, porém deve se estender para toda a sociedade, visando que a cidade de Caetanópolis apresenta uma população de 11.287 habitantes (IBGE 2016). A cidade conta com dois ESF,s e uma unidade do CRAS. O Asilo Maria Augusta Teixeira é reconhecido como uma instituição de utilidade pública municipal. Abriga 23 idosos na faixa etária de 50 a 95 anos, sendo que muitos deles são completamente incapazes e dependentes. Nesta instituição, além da alimentação, vestuário, amparo moral e espiritual, os internos recebem ainda os cuidados médicos, farmacêuticos e hospitalares necessários. O asilo se mantém exclusivamente dos benefícios de alguns idosos, advindos das aposentadorias desses e de contribuição da comunidade e da comunidade Dos Vicentinos da comunidade.

2 JUSTIIFCATIVA

A arte tem efeito modificador, de interação com o interior, crescimento pessoal, ela trabalha o lúdico que há em cada um de nós, com criatividade muitas vezes desconhecida, como a autoimagem, a autoestima, nos fazendo perceber o nosso valor. A arteterapia traz grandes benefícios através de sua aplicação, através dos elementos visuais e táteis, como linhas, cores, volumes; reproduzindo formas da natureza ou formas imaginarias, como função terapêutica possibilitando alternativas para um viver melhor. Pode ser revelada de várias maneiras, como desenho, pintura, modelagem, colagem, música, dança, contos de fadas, dramatização dentre outros. Segundo Carvalho (2001), uma das vantagens da arteterapia é a de poder experimentar o novo, é despertar a curiosidade e com isso desenvolver a criatividade e a espontaneidade do ser humano.

3 OBJETIVO GERAL

O objetivo deve projeto é aplicar a arteterapia ao processo de envelhecimento, fazendo com que através da realização de atividades aconteça um favorecimento da auto percepção, aumento da autoestima, e, consequentemente melhorar a qualidade de vida dos participantes.  

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Favorecer o autoconhecimento e elevar a autoestima;
  • Promover a transformação interna através da criatividade;
  • Contribuir para a integração e percepção das diferentes características de cada individuo do grupo

5 PÚBLICO ALVO

Residentes do asilo Maria Augusta Teixeira, se estendendo a população da terceira idade da cidade de Caetanópolis.

6 METODOLOGIA

O método do trabalho de arteterapia na terceira idade tem como principio os residentes do asilo Maria Augusta Teixeira, tendo uma extensão a população da terceira idade da cidade de Caetanópolis. O projeto visa uma atenção as necessidades da população da terceira idade e realização de atividades que possa trazer um bem estar psíquico ao publico atingido pelo projeto. A arteterapia é um processo terapêutico que utiliza recursos expressivos diversos tendo como objetivo o auxilio ao individuo se comunicar com o meio externo. Esse trabalho pode ser desenvolvido através do desenho, pintura, colagem, tecelagem, musica, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com