TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TÉCNICA TRABALHO COM SONHOS GESTALT

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

GESTALT TERAPIA

TÉCNICA TRABALHO COM SONHOS

RIO DE JANEIRO -  2018

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PSICOLOGIA

GESTALT TERAPIA

TÉCNICA TRABALHO COM SONHOS

Pesquisa apresentada a Profa.Dra. xxxx como requisito para a aprovação na disciplina Gestalt Terapia, do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá.        

RIO DE JANEIRO -  2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                                               4
  2. OBJETIVOS                                                                                                    4
  3. MÉTODO ___________________________________________________5
  4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA _____________________________________ 7
  5. CONCLUSÃO_________________________________________________9

5. REFERÊNCIAS_______________________________________________9

1. INTRODUÇÃO

       

A Gestalt terapia, tem com primeiro ponto o desenvolvimento da awareness, com o seu desenvolvimento os bloqueios no processo de formação figura-fundo são superados.

Para Perls (1977b, p.34), awareness é o ponto central de todo o processo de restauração e equilíbrio do organismo para o funcionamento adequado.

Os experimentos (técnicas) da Gestalt Terapia se concentra nas sensações, emoções, tensões musculares, impulsos, pensamentos, fantasias e lembranças; todos esses elementos, que surgirão durante o experimento, ajudarão o cliente a se dar conta do que se passa no determinado momento (Awareness), o orientando a novos ajustamentos. De acordo com Seligman (2006) podem ser utilizados alguns experimentos básicos da Gestalt Terapia para alcançar essa autoconsciência, o dar-se conta, como encenação, dramatização, trabalhos para casa ou outras atividades.

       Quando se utiliza do sonho como um experimento, o cliente irá falar sobre ele, pontuando seus elementos de acordo com a importância que o mesmo os dá, isso levará com que a pessoa assuma suas responsabilidades pelos sonhos, assumindo suas escolhas ao em vez de culpabilizar terceiros, aumentando a consciência de seus pensamentos e emoções.

       Em seus trabalhos com os sonhos Perls (1977) proporcionava ao cliente uma forma de revivê-los, realizando a substituição dos papéis, tendo como objetivo que o mesmo pudesse ressignificar, no aqui e gora, os conteúdos neles contidos. O terapeuta tem como dever, durante esse processo, atuar como um apoio e suporte, observando e dando acolhimento ao cliente em toda sua totalidade, destacando às vivências emocionais, cognitivas e a ação adotada.

       Segundo Seligman (2006), a partir das projeções, relacionando-as à consciência de sua mente, suas emoções e pensamentos, e de sua sensação corporal, os sonhos podem ser usados para promover a integração do cliente, utilizando-o como um recurso experimental.

2. OBJETIVO

       O trabalho tem como objetivo o aprofundamento na Teoria e Técnica do trabalho com sonho em Gestalt-terapia. Conhecer a diferença entre técnica e experimento e como se desenvolve na Gestalt-terapia.

3. MÉTODO

O trabalho com os sonhos na Gestalt terapia tem início a partir do relato do cliente/sonhador, primeiro será pedido para que o cliente conte seu sonho, em seguida será pedido que o mesmo o presentifique. O relato do sonho pode ser descontínuo, hesitante ou difícil de compreender.

Podem ocorrer na fala do cliente estereótipos de linguagem, pausas acentuadas, manifestações emocionais.

O terapeuta, pode investigar o sentimento presente, as sensações corporais.

Se o relato for fluente e contínuo, comunicado de forma livre de hesitações e sem manifestações emocionais evidentes, o terapeuta pode propor um experimento. Invariavelmente, recomenda-se a identificação do sonhador com um elemento do sonho.

Se o relato for breve, descritivo de uma situação harmonista e não contiver pares de opostos, pode-se eleger elemento central do sonho, o mais abrangente, o mais amplo, fazendo o início do exercício de identificação, até que a pessoa possa diferenciar um par de opostos, ou um contraste com a situação harmoniosa.

Se o relato incluir um polo oposto à atitude básica do sonhador no enredo do sonho, elege-se esse elemento. O sonhador desempenha no sonho um papel conciliador.

Se o relato incluir dois elementos que clara ou potencialmente formem um par de opostos, elege-se um ou outro desses elementos.

Se o relato dá destaque a um aspecto psicológico de um personagem do sonho, elege-se esse elemento.

De modo geral o psicoterapeuta faz uma pesquisa, sempre se utilizando do exercício de identificação, com o propósito de localizar a polaridade significativa, isto é, aquela que comporta grande carga energética; que se destaca por ser a mais carregada de emoção.

O psicoterapeuta fica atento as características formais do discurso do cliente, a força expressiva ou a diferentes modulações na voz, aos gestos e movimentos que o cliente faz.

Valendo ressaltar que o psicoterapeuta não deverá interpretar o sonho do cliente, deverá conduzi-lo para que o mesmo chegue ao seu significado, pois apenas o cliente pode saber o real significado de seu sonho, sua experiência. Não podendo também induzir o cliente em seu relato, deverá pedir para que o mesmo intérprete o elemento, sem dizer como fará, deixando-o livre para realizar essa interpretação da forma que quiser.

Em consonância com o método por ele concebido, Perls (1977) entende que, no caso do trabalho terapêutico com sonhos, podemos reassimilar e recuperar nossas projeções quando nos identificamos com a pessoa ou com objeto que recebe a projeção.

4.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Sigmund Freud (1856-1939) com a publicação de A interpretação dos sonhos (1900) estabeleceu-se como um dos principais autores a trabalhar com esta temática, concebendo a ideia de que há uma realização disfarçada de desejos reprimidos, desenvolvendo assim, técnicas de interpretação do conteúdo onírico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com