TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE SONO E SONHOS SANTO ANDRE

Por:   •  3/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.623 Palavras (23 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE PSICOLOGIA

FELIPE ANGELO STEVANATO RA:347522713594

TRABALHO SOBRE SONO E SONHOS

SANTO ANDRE

2020

RESUMO

O objetivo deste trabalho acadêmico sobre sono e sonhos, foi a pesquisa e a elucidação dos processos e fases que compõem a correlação de vigília e sono, bem como a menção de várias fontes e metodologias que explicam as funções dos sonhos e do inconsciente. Realizamos pesquisas em fontes diversas para que pudéssemos cobrir o maior número de pontos de vista possíveis, com o estudo das várias épocas e escritores, filósofos, cientistas e psicoterapeutas. O tema ''Sono e Vigília’'' compõe uma série de diferenças entre os sonos, é um estado de inconsciência, no qual a pessoa pode ser desperta por estímulos, como os sensoriais. A falta de sono afeta as funções do Sistema Nervoso Central (SNC), e no caso da vigília quando prolongada pode causar disfunções da mente e no comportamento do sistema nervoso, e ao final de um estado prolongado de vigília pode ocorrer lentidão de pensamento, irritabilidade ou psicose. Com relação aos sonhos, as pesquisas nos levaram a perceber que existem diferentes abordagens sobre o assunto, e que muitas delas se complementam e proporcionam um campo amplo e farto de material de pesquisa, dentre eles o da interpretação dos sonhos, abordado e estudado por Freud, entre outros psicanalistas. No campo da neurociência, os avanços tecnológicos contribuíram para o estudo fisiológico relacionado aos sonhos, e mesmo não encontrando uma resposta definitiva para as perguntas de “por que sonhamos?”, “do que são feitos os sonhos?”, elucidaram as definições de quais fases do sono ocorrem os sonhos e os benefícios que podem trazer ou os malefícios que a privação deles também podem provocar no organismo do indivíduo. Concluímos que o estudo do sono e sonho é algo que desperta a curiosidade no ser humano e que a própria pesquisa faz com que prestemos mais atenção aos nossos próprios sonhos ou ao alerta da ausência de sonhos constantes, que podem significar distúrbios graves ou doenças crônicas. A interpretação dos sonhos é algo possível mas que exige grande conhecimento do assunto, estudo e prática, a empatia com o indivíduo que se submete a tal interpretação deve ser forte e devemos nos atentar sempre aos conteúdos latentes nos sonhos do analisado, para que com o auxílio de técnicas psicanalíticas, possamos auxiliar para que o indivíduo mesmo transforme seus sonhos em explicações conscientes e nos diga o que seu próprio sonho significa.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................. 4

        2.1 O sono..........................................................................................................4

        2.2 Os sonhos................................................................................................... 9

3 CONCLUSÃO......................................................................................................... 17

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 18

1 INTRODUÇÃO

O campo de estudo do sono e dos sonhos é vasto e complexo, muitos filósofos e pesquisadores já tentaram explicar os seus significados e importância para a raça humana, dentre eles psicanalistas e neurocientistas. Com o avançar das tecnologias diagnósticas e de experimentos, é possível tomarmos algumas verdades sobre a fase em que nosso corpo se encontra em repouso e as atividades neurais e hormonais desses períodos, a interpretação de sonhos foi vastamente estudada por psicanalistas como Freud, Jung, entre outros, e são de extremo valor e importância para o estudo e identificação do trato do inconsciente e neuroses diversas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O Sono

A vida humana possui ritmos biológicos distintos, no decorrer de diversos períodos da nossa vida nos deparamos com essas fases que proporcionam a flutuação de nossos corpos e mentes, estão inclusos nesse “relógio biológico interno” os seguintes ciclos: ciclos anuais, onde podem ocorrer alterações de apetite, tempo de sono e humor; ciclos de vinte e oito dias, que incluem o ciclo menstrual feminino; o ciclo de vinte e quatro horas onde o ser humano experimenta alterações de estado de alerta, temperatura corporal e secreção de hormônio de crescimento e os ciclos de noventa minutos que estão inclusos os estágios do sono.

O ser humano passa cerca de um terço de sua vida dormindo, sendo a maior prova de que o sono é realmente importante em nossa existência. O desempenho das funções do nosso cérebro e do nosso corpo está diretamente ligado ao descanso obtido durante a noite. É durante o sono que ocorrem vários processos metabólicos e se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo. Alguns anos atrás o sono era visto como um período de descanso, cuja única característica era a inconsciência. Com o avanço tecnológico entre eles a criação do eletroencefalograma, foi possível estudar as ondas cerebrais e demonstrar que o sono não é um período inativo de descanso, mas um período de altas atividades.

O sono é um processo biológico com a finalidade de reparação e manutenção do equilíbrio biopsicossocial do ser humano, inclusive existem estudos que relacionam problemas de saúde com noites mal dormidas, entre elas envelhecimento precoce, obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras, e hoje se sabe que o sono normal está estruturado em fases e estágios.

As fases do sono diferem entre si em todo seu ciclo e são divididas em dois estados fisiológicos bem distintos, denominados fase de sono REM (Movimentos Oculares Rápidos) e fase de sono NREM (Sem movimentos oculares rápidos). A fase REM possui apenas um estágio e a fase NREM apresenta quatro estágios, onde o sono se inicia através dos estágios do sono NREM até chegar ao REM, e iniciar outro ciclo. O sono está bem organizado e estruturado em ciclos e o NREM corresponde por 75% do sono total e 25% no estado REM. O sono REM e o sono NREM se alteram durante a noite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com