TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A análise de comportamento da origem a behaviorismo assumida por Skinner

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A análise de comportamento da origem a behaviorismo assumida por Skinner, analisando circunstâncias e predizendo o que os outros farão nessas circunstancias, e nos comportamentos de acordo com nossas previsões.  O estudo científico do comportamento aperfeiçoa e completa essa experiência comum quando demonstra mais e mais relações entre circunstâncias e comportamentos e quando demonstra as relações de forma mais precisa. Para entender, mais sobre o analise de comportamento, é necessário conhecer algumas informações essências originadas por Skinner e associados e aceitas por aqueles que se dominam analistas do conhecimento.

Uma dessas informações essenciais por Skinner foi o conceito do estimulo e resposta. Bom, um estimulo pode ser definido como uma mudança em uma parte do ambiente, já a resposta seria uma mudança em uma parte do comportamento. No entanto, um estimulo não pode ser definido independentemente e uma resposta. Com esses conteúdos a analise do comportamento desenvolveu se como uma linguagem da psicologia, dando a perfeição a métodos de estudos. O Skinner passa a investigar o comportamento operante, o comportamento verbal e social, baseando se numa perspectiva na multideterminação do ser humano. Skinner ocupou-se, ao longo de sua carreira, em identificar e caracterizar posicionamentos reconhecendo que o comportamento é uma matéria difícil, não porque é extremamente impossível, mas é porque é extremamente complexo. (Keller)

O Behaviorismo radical apresenta se como uma das mais polemicas abordagens dentre aquelas de maior projeção no âmbito da psicologia durante o presente século. A importância das classes comportamentais é importante porque, ao mesmo tempo em que permite que os conceitos da ciência do comportamento sejam descritos pelas suas propriedades físicas, faz também manter a natureza relacional do progresso, isto é, ela estabelece um ponto de equilíbrio entre discurso relacional que é imprescindível para a ciência do comportamento. Sendo assim sendo possível observar, inclusive que há um certo vinculo entre a importância da descriminação  e os propósitos da ciência do comportamento. O controle do comportamento configuram os objetivos principais da ciência behaviorista radical, e ainda que as propriedades físicas descritas não sejam os aspectos demarcatórios das relações funcionais, podem dizer seguramente que Skinner estava preocupado em manter o vocabulário substâncialista nas descrições dos eventos estudos por sua ciência.  (Skinner)

A importância do behaviorismo radical, contudo, vai um pouco mais além. Skinner sempre se referiu a ciência do comportamento como parte das ciências naturais. Ele cita que observar uma pessoa se comportar é observar qualquer sistema físico ou biológico. É por isso que Skinner é cuidadoso em sempre ressaltar que os eventos estudos pela ciência do comportamento são eventos físicos, se fossem de outras formas a ciência do comportamento não seria uma ciência natural. O behaviorismo radical da ontologia substancialista pode, por exemplo, servir de argumento para a diminuição da relevância da fisiologia, sobretudo das neurociências, para o estudo do comportamento.  Só uma síntese entre a análise do comportamento e a ciência dos mecanismos fisiológicos responsáveis pelo comportamento será capaz de oferecer uma explicação completa do organismo que se comporta. Afinal, a própria existência do fenômeno é, em um só tempo, substancial e relacional. (Skinner)

Metodologia de Trabalho

A dupla de estudante do curso de psicologia escolheu o comportamento de deslocar sua atenção para o celular, ou seja, digitar somente com a mão direita.

O local onde ocorreu a observação foi na sala de aula com aproximadamente vinte (20) alunos no local e foi escolhido e observado num aluno do sexo feminino o comportamento de digitar ao celular por trinta e cinco (35) minutos.

A técnica mista escolhida pelas estudantes (anexos 1e 2) onde esta registrado  frequência de um (1) em um (1) minuto que foi utilizada.

Com bases nas seguintes observações temos os resultados da pesquisa e a concordância desses resultados.

Resultados

A seguir serão descritos os seguintes resultados da pesquisa de cada uma das estudantes, depois apresentaremos os cálculos de concordância dessas observações.

Estudante Stefanie:

A estudante Stefanie observou o comportamento de digitar ao celular durante a aula na sala da Universidade de Guarulhos na frequência de dezoito vezes (18) Anexo1.

Estudante Thaina:

A estudante Thaina observou o comportamento de digitar ao celular durante a aula na sala da Universidade de Guarulhos na frequência de dezessete vezes (17) Anexo 2.

A seguir apresentamos a folha de registro observada por cada estudante.

Folha de Registro

Situação observada: as estudantes de psicologia observaram o sujeito de pesquisa em seu local de estudo:

Sujeito: estudante do sexo feminino da turma NB1, da Universidade de Guarulhos  

Início: 20:00 min

Término: 20:35 min

Duração: 35 minutos

Data: 03/06/2015  

 

Comportamento observado: Frequência de vezes que mexeu no celular com a mão direita. 

Definição do comportamento: Deslocar sua atenção ao celular e usar a mão direita para digitar o teclado do celular

 

Critérios de ocorrência: Não foi considerado o fato do individuo só olhar para o celular, ou seja, apenas travar o celular e não digitar o teclado, também não será considerado o individuo digitar com a mão esquerda.

 

Tabela 1. Registro de Stefanie  

 

 

 

 

 

    Comportamento  

       Frequência  

          Total  

 

 Digitar ao celular

 

 

            IIIIIIIIIIIIIIIIII 

 

 

               17

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 2. Registro de Thainá 

 

 

 

 

 

         Comportamento 

        Frequência  

           Total  

 

 Digitar ao celular

 

 

             IIIIIIIIIIIIIIII

 

 

             15

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (175.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com