TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A crítica de Skinner ao conceito de liberdade

Por:   •  24/6/2019  •  Dissertação  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIABEU

FACULDADE DE PSICOLOGIA

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

PROF. SÉRGIO DA COSTA OLIVEIRA

A CRÍTICA DE SKINNER

AO CONCEITO DE LIBERDADE

Alunos do 1º período:

Julie Rodrigues da Costa

Márcio Barros de Oliveira

Taís Silva de Souza Spavier

Belford Roxo

Junho de 2019

UNIABEU

CURSO: PSICOLOGIA

DISCIPLINA: ANÁLISE DO COMORTAMENTO

PROFESSOR: SERGIO DA COSTA OLIVEIRA

APRESENTAÇÃO: TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DE APROVAÇÃO NA DISCIPLINA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

A CRÍTICA DE SKINNER AO CONCEITO DE LIBERDADE

Alunos:

Julie Rodrigues da Costa - 61910414

Márcio Barros de Oliveira  - 61910439

Taís Silva de Souza Spavier - 61910221

“O homem está condenado a ser livre.”

Jean-Paul Sartre

Belford Roxo

2019

                                                                                               II

A crítica de Skinner ao conceito de liberdade

B.F. Skinner, psicólogo americano que se dedicou à análise do comportamento, foi o responsável por uma linha de pensamento chamada de Behaviorismo Radical, que compreende que o indivíduo age, a todo o momento, através dos estímulos e reforçadores que estão ligados às suas atitudes. Diferentemente das linhas da psicologia que apresentam o inconsciente como referência para seus estudos, o behaviorismo acredita que todo o seu objeto de estudos encontra-se na observação e modificação dos estímulos e dos reforçadores que produzem os comportamentos dos seres.

A partir da ideia de que todo comportamento é consequência de um estímulo e de uma resposta, Skinner formula o conceito de que a liberdade é uma ideia equivocada, e que pode ser facilmente refutada pela observação dos comportamentos apresentados pelo indivíduo. Na verdade, quando unidas as ideias de várias linhas da psicologia, a liberdade acaba por ter pouco espaço para ser defendida.

Porém, atendo-se às ideias do behaviorismo radical, que é a corrente do estudo do comportamento que se tornou menos mecanicista e mais voltada ao ser humano, com os estudos de Skinner, a partir, principalmente, da segunda metade do século XX, o que se afirma é que o conjunto de estímulos e de respostas a esses estímulos determinam claramente que o conceito de liberdade torna-se insuficiente para explicar as atitudes tomadas pelo homem. Skinner, embora defensor dessas ideias, preocupa-se em afirmar, porém, que a liberdade existe, sim, a partir do momento que o homem possui um autoconhecimento e desenvolve um autocontrole, tornando-se, assim, senhor dos estímulos e dos reforçamentos que passarão a dominar suas atitudes.

Somente com a percepção do que lhe é reforçador e do que lhe é aversivo o homem poderá ter o domínio das atitudes que serão norteadoras de seu comportamento. O autoconhecimento consiste em conhecer e dominar as vontades, independentemente dos elementos sociais que cercam a pessoa.

III

Skinner não afirma que o ser é desprovido de sensações ou de sentimentos, o que ele, categoricamente, afirma é que, mesmo os comportamentos que são comumente e exclusivamente associados aos sentimentos estão sendo liderados por um reforçamento ou por um controle aversivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com