TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A eevolução do cerebro

Por:   •  9/6/2015  •  Resenha  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

A Pré-história e o início das produções culturais

A Pré-História aborda estudos sobre a passagem dos hominíneos ao homem ou à civilização humana como entendemos atualmente. No processo de evolução do gênero humano, o autor faz referência aos diversos períodos que compreendem a Pré-História, abordando uma possível relação entre as produções culturais do homem primitivo, ou seja, as ferramentas e utensílios, com a variação genética e transformações do ponto de vista biológico, estrutura do corpo, cérebro e relações sociais.

As periodizações tais como Paleolítico, Mesolítico e Neolítico não ocorreram de modo similar nem em tempos iguais nas diversas localidades do planeta, evidenciando mudanças de modo atemporal, porém o surgimento do tipo Homo Sapiens está fortemente ligado ao uso de ferramentas mais sofisticadas, proporcionando a estes vantagens evolutivas no que se refere à sobrevivência e relação com o meio ambiente e cultural, possivelmente herdadas dos hominídeos que os antecederam, como por exemplo, os Homo Habilis e os Homo Neanderthalensis, sempre pouco a pouco criando novas ferramentas e novos meios de interação com o meio.

Vale destacar o período conhecido como Neolítico por causa de fatos importantes a saber a revolução agrícola, época em que o homem passa a realizar atividades de cultivo de plantas, aumentando dessa forma a produtividade de alimentos, com auxilio de objetos mais adaptados as novas tarefas. Nesse mesmo período teve início uma domesticação de animais, especialmente o cão, entre outros. No entanto, se por um lado essas novas práticas trouxeram benefícios ao grupo, também houve o surgimento de uma serie de novos desafios do ponto vista da saúde humana em condições ecológicas que favoreceram o aparecimento de novas doenças infecciosas devido às sobras de alimentos e modos de conservação dos mesmos.

Com o passar do tempo, os homens primitivos foram evoluindo juntamente com os modos de produção das ferramentas até o ponto de descobrir como moldar através do fogo materiais do tipo cobre, depois perceberam vantagens do bronze em detrimento do cobre. Mais adiante, aprenderam que o ferro era mais abundante na natureza, mais resistente e duro que o bronze. Isso possibilitou um uso mais diversificado do desse novo material por conta de suas diversas aplicações desde o tempo pre-histórico até a revolução industrial.

É possível perceber que a cada nova tecnologia criada, faz com que surja transformações genéticas, ocasionando mudanças no organismo humano como um todo e no cérebro em particular, o que nos faz pensar que existe uma interação entre o uso de ferramentas e evolução decorrentes de novas praticas.

Outro aspecto humano de difícil elucidação é questão da musicalidade e da dança na história da humanidade. Ainda não é possível saber ao certo como desenvolvemos essa habilidade musical, talvez inato do ser humano em seu processo de evolução, o que nos teria levado a melhorias no cérebro e no tocante a organização funcional para a produção e recepção da música no decorrer da história.

De todos os avanços ate agora citados, sem duvida o desenvolvimento da escrita foi o de maior relevância para a humanidade. Exigindo um complexo sistema de mudanças cerebrais para seu aperfeiçoamento. Dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com