TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A idade decisiva

Por:   •  11/5/2015  •  Bibliografia  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 4

CRP SP – Uma história da Psicologia Organizacional e do Trabalho em São Paulo.

Origem da Psicologia do trabalho remete a cidade italiana de Modena no ano de 1889 quando Luigi Patrizi montou um laboratório de estudos. Mas foi pelo uso dos testes de inteligência que a Psicologia entrou de vez no mundo do trabalho.

O uso de testes para seleção de pessoal surgiu no exército americano durante a primeira grande guerra. Em 1917 o Psicólogo Robert Yerks, da universidade Havard foi contratado pelo exército americano para fazer um grande teste de inteligência com os alistados.

Mas Yerks foi além, e propôs que os testes também identificassem as aptidões de cada soldado e oficial. Era a procura do homem certo para o lugar certo, um preceito caro no mundo do trabalho, mais especificamente ao taylorismo.

Na década de 20, o psicólogo francês Léon Walther, um dos pioneiros da psicotécnica visitou o pais. Pouco depois, outro francês, Henri Pieron, aportou para uma série de palestras e para ministrar um curso sobre testes psicológicos na Escola Normal de São Paulo que na época contava com um laboratório de pedagogia experimental dirigido pelo psicólogo italiano Ugo Pizzoli. Em 1924 os testes começaram a ser aplicados no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

A Psicotécnica se tornou um dos grandes ramos de atuação do Psicólogo e até hoje é assim.

Em 1948 Léon Walther voltou ao Brasil e trouxe consigo um jovem assistente Pierre Weil que acabou se tornando um dos principais nomes da Psicologia no país. Além de trabalhar pelo reconhecimento da profissão de Psicólogo, Weil realizou um trabalho pioneiros no banco das lavouras de Minas Gerais. Comandou também a criação do primeiro teste genuinamente brasileiro.

Em 1927 foi o ano da experiência de hawthorne que resumindo descobriu que o importante na organização não é a condição física, mas sim a condição humana e de relacionamento interpessoal com os colaboradores e com a chefia.

O psicólogo exercia um trabalho apenas de seleção e atento a isso exigiu saber o que ocorria dentro da organização para entender os colaboradores não apenas como indivíduos, mas também como grupos. Durante muito tempo a Psicologia caminhou entre essas duas vertentes, a Psicotécnica e o trabalho dentro das organizações.

Na década de 80 veio a redemocratização da constituição, os trabalhadores trouxeram a tona a questão da saúde do trabalhador e a Psicologia acabou encontrando um novo espaço de reflexão e atuação.

Em 1990 com o grande índice de desemprego o Psicólogo começou a dar foco também para esse problema social abrindo novos horizontes.

Economia solidaria

A Psicologia tem sido alvo de muitos estudos e reflexões pelos próprios profissionais que a exercem que buscam compreender sua atuação seus conhecimentos e sua praticas, assim podendo ter uma proporção de um modelo de atuação correspondente com seus conhecimentos gerados pela Psicologia.

De acordo com Shneider, os conhecimentos da Psicologia com relação aos problemas humanos, antecede a Psicologia como profissão.

São três as diferentes vertentes que marcaram a origem da Psicologia consciência e profissão do Brasil:

  • A produção cientifica, que realizava trabalhos de assistência psicológica a psicopatas em hospícios.
  • A pedagógica, ligada aos desafios educacionais.
  • A psicotécnica, aplicada ao trabalho.

A matéria Psicologia introduzida nos cursos universitários acelerou esse processo, formando profissionais críticos e cumulando conhecimentos.

A legislação estabelece duas funções a esses profissionais: ensinar Psicologia e o exercício da profissão de Psicólogo, cuja as atitudes seriam então a realização do diagnostico psicológico orientação, mensuração psicológica para processos de seleção profissional, orientação psicopedagógico e solução de problemas de ajustamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com