TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS COMO RECURSOS AUXILIADORES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.261 Palavras (14 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 14

“JOGOS COMO RECURSOS AUXILIADORES

DE APRENDIZAGEM.”

:Disciplina: Metodologia e Prática do Ensino de Matemática e Ciências

Grupo:

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, NOVEMBRO DE 2017.

INTRODUÇÃO

Os jogos dentro do ambiente escolar são poucos utilizados pelos educadores e pelas instituições escolares em geral, e deseja-se apontar a importância do lúdico para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Trata-se de demonstrar que através das atividades lúdicas se desenvolve várias capacidades, exploradas e refletidas sobre a realidade, a cultura na qual vivemos, incorporamos e, ao mesmo tempo, questionamos regras e papéis sociais. É visível o papel do jogo como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento intelectual e social do educando. Observamos que são apresentadas as principais ideias dos diferentes papéis que o jogo exerce no trabalho pedagógico com o intuito de estimular no profissional docente a reflexão sobre a utilização do lúdico na aprendizagem.

Atualmente, nossa sociedade vive inserida num contexto de diversidade de formas e meios de comunicação, no qual é essencial ser competente na leitura e compreensão das diferentes linguagens. Embora se reconheça facilmente essas diferentes modalidades de comunicação (expressões gestuais ou corporais; formas visuais; formas gráficas e verbais), o que se tem visto na realidade, de forma geral, é somente o uso da leitura e escrita como representações convencionais nas atividades escolares.

Compreendendo a inevitável incorporação das outras formas de comunicação nas instituições escolares, a seguinte pesquisa pretende falar da inclusão do jogo nas diferentes modalidades de comunicação que permeiam nossa sociedade.

OBJETIVO

Gerar mudanças no ensino da matemática para torna-la mais atraente aos alunos, renovar com ideias atualizadas a disciplina e desenvolver novas ferramentas de aprendizagem matemática através do jogo e utilizar estratégias em sala de aula para inserir os alunos neste método de ensino sanando assim uma das principais preocupações que é o trabalho do pedagogo.

Esclarecer a matéria de matemática para os alunos, diminuir a reprovação, gerar alunos que compreendam e saibam reproduzir o que foi aprendido sem maiores complicações, gerenciar métodos diferenciados utilizando o jogo para gerar interesse e absorção dos conteúdos dados em sala de aula e aprimorar o jogo para condições de sala, criando ambientes, estabelecendo conceitos, que façam o aluno entender sua relação com a matemática com a atividade que explora o lado lúdico como diferencial na aprendizagem de matemática.

Ensinar matemática de maneira mais concreta para facilitar o processo de compreensão e trazer o cotidiano do aluno para o contexto em sala de aula demonstrando que a matéria existe em tudo a sua volta, não somente na lousa ou dentro das paredes da sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

O jogo na educação infantil

Os jogos na educação infantil são de suma importância, ao compreender-se que as crianças aprendem de forma lúdica externando de maneira prática em suas brincadeiras, podemos dizer que elas aprendem de forma prazerosa através dos jogos e brincadeiras, desta forma elas interagem entre si desenvolvendo suas habilidades, externando e enfrentando seus medos, sanando suas dúvidas, criando hipóteses, desta maneira ampliando seu intelecto sem a obrigação do "fazer", ou seja, tudo se passa num momento de espontaneidade.

No jogo, as crianças aprendem a compreender e respeitar regras, também a estabelecer regras para si e para o grupo, isso possibilita a resolução de possíveis conflitos existentes no momento do jogo, que irá refletir no seu aprendizado no cotidiano.

Estabelecem-se na educação quatro tipo de jogos: jogos de exercício sensório motor, jogos simbólicos, jogos de regras e jogos de construção.

Jogos de exercício sensório-motor

Os jogos de exercício ou sensório-motor são jogos que possibilitam a manifestação do movimento corporal e a consciência de movimento do corpo, Estes exercícios consistem em repetição de gestos e movimentos simples como agitar os braços, sacudir objetos, emitir sons, caminhar, pular, correr, entre outros.

Embora estes jogos comecem na fase maternal e durem predominantemente até os 2 anos, eles se mantém durante toda a infância e até na fase adulta. Por exemplo, dançar, praticar esportes, andar de bicicleta, amarelinha, pega-pega.

Jogos simbólicos

O jogo simbólico aparece predominantemente entre os 2 e 6 anos. A função desse tipo de atividade lúdica, de acordo com Piaget, "consiste em satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos desejos", ou seja, tem como função assimilar a realidade. A criança tende a reproduzir nesses jogos as relações predominantes no seu meio ambiente e assimilar dessa maneira a realidade e uma maneira de se auto-expressar. Esses jogos de faz-de-conta possibilita à criança a realização de sonhos e fantasias, revela conflitos, medos e angústias, aliviando tensões e frustrações.

Entre os 7 e 11-12 anos, o simbolismo decai e começam a aparecer com mais frequência desenhos, trabalhos manuais, construções com materiais didáticos, representações teatrais, etc. Com essa faixa etária, o computador pode se tornar uma ferramenta muito útil, quando bem utilizada. Exemplo de jogo simbólico: cantinhos temáticos em sala de aula, imitação do mundo que a rodeia como mamãe e papai, médico, bombeiro, super-herói, entre outros.

Jogos de regras

O jogo de regras começa a se manifestar por volta dos cinco anos, desenvolve-se principalmente na fase dos 7 aos 12 anos. Este tipo de jogo continua durante toda a vida do indivíduo (esportes, trabalho, jogos de xadrez, baralho, RPG, etc.). Os jogos de regras são classificados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com