TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A partir do caso Victor (Selvagem de Ayveron) busque explicações fazendo o uso das seguintes abordagens:

Por:   •  19/4/2016  •  Resenha  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO
[pic 1][pic 2]

CURSO DE PSICOLOGIA

TURMA 3001

Profa. Dra. Geórgia Albuquerque


 Psicologia Do Pensamento E Da Linguagem

Atividade estruturada AV. II

Fortaleza/CE

15, junho de 2015.

ATIVIDADE ESTRUTURADA AVII

A partir do caso Victor (Selvagem de Ayveron) busque explicações fazendo o uso das seguintes abordagens:


INATISTAS (CHUMSKY)

AMBIENTALISTA (SKINNER)

INTERACIONISTA (PIAGET / OU VYGOTSKY)

  • Teoria inatista de Chumsky

     De acordo com Chumsky o ser já nasce com uma gramática inata e conceitos pré-definidos e no decorre da sua vida eles se manifestam. Para Chumsky a psicolinguística é inata e depende da compreensão das bases cerebrais da linguagem. Nisso acaba tornando a linguagem como um fenômeno biológico que depende de fenômenos internos e psicológico.

Como se trabalharia? De acordo com a teoria HIPÓTESE GERATIVA TRANSFORMACIONAL o ser já nasce com uma gramática inata, ele já nasce programado de forma biológica para desenvolver tais conhecimentos. Então se o ser, já tem uma idade avançada e não desenvolveu a linguagem, ele deve ter alguma disfunção psicológica ou biológica, assim teria que ser feitos exames encefálicos no lobo frontal que é responsável pela fala e linguagem, assim diagnosticar qual seria a disfunção encontrada no garoto Victor.

  • Teoria ambientalista de Skinner:

    De acordo com a teoria ambientalista de Skinner (teórico comportamental) ele afirma que o meio é responsável pela construção do ser! Devido o garoto não está inserido na sociedade, ele não teve um desenvolvimento de um repertório comportamental comum na sociedade, assim limitando a sua socialização e barrando o desenvolvimento do comportamento verbal. Sabemos que a teoria de Skinner espera que a criança tenha um comportamento verbal através da observação, imitação de adultos e das outras crianças inseridas no seu meio.

Como se trabalharia? Iria inseri-lo em um ambiente controlado, faria um esquema com reforços de estímulo visual e material, utilizando um esquema de reforçamento contínuo até ter a apresentação de um comportamento favorável, depois alteraria o esquema de reforçamento para o intermediário para que se fosse instalado esse comportamento em seu repertório.

  • Teoria interacionista de Vygotsky

    De acordo com a teoria interacionista o ser humano ele tanto tem a sua construção cognitiva através do organismo (biológico) quanto com o ambiente. Devido o organismo não está inserido em um ambiente propício para o desenvolvimento, ele não desenvolveu hábitos comportamentais naturais para a sociedade e assim ficou conhecido como um selvagem.

    Podemos notar que ele tem um organismo que não foi desenvolvido, quando ele é exposto a um jogo de colocar as peças (ferramentas) no local certo, ele fica observando para memorizar, mas, percebesse que ele não tem uma resolução de problemas (pensamento lógico), tanto que ele só consegue solucionar através da memorização e não com lógica. Devido essa ausência do ambiente e o convívio social com o outro, ele não teve um desenvolvimento da linguagem e da língua. E a ausência da linguagem ele acabou não conseguindo desenvolver as estruturas mentais superiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com