TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO: IDENTIFICAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS COM O USO DA TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA

Por:   •  3/2/2022  •  Artigo  •  4.212 Palavras (17 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]ISSN 000-0000  

ESTUDO DE CASO: IDENTIFICAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS COM O  USO DA TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA

OLIVEIRA, JOSÉ LUCAS PESSOA DE DIAS, LEONARDO DE SOUZA

Professor Engenheiro Civil

IFPB – Campus Cajazeiras IFPB – Campus Cajazeiras

Paraíba; Brasil Paraíba; Brasil

lucaspessoa.engcivil@gmail.com dias.leonardo@academico.ifpb.edu.br

FORMIGA, ANDRESSA PEREIRA JOSUÉ, JOSEFA LUANA BARBOSA Estudante de graduação Estudante de graduação

IFPB – Campus Cajazeiras IFPB – Campus Cajazeiras

Paraíba; Brasil Paraíba; Brasil

andressaformigg@gmail.com luanajosueec@gmail.com

RESUMO

As edificações vêm sofrendo com manifestações patológicas a muito tempo, as técnicas e materiais de construções  mudaram bastante, e com isso, as ferramentas de avaliação e inspeção das edificações também tiveram sua evolução  tecnológica. Uma técnica que surgiu e tem ganhado bastante atenção dos profissionais da engenharia, é a Termografia  Infravermelha (TI), que se baseia na formação de imagens térmicas (termogramas) obtidas pelos aparelhos (termógrafos),  por meio da radiação infravermelha emitida pelos objetos. A partir da variação de temperatura observada no gradiente de cor do aparelho, é possível identificar regiões com anomalias (variações térmicas fora do esperado para o local), que  podem se configurar como uma Manifestação Patológica (MP). Esse ensaio não destrutivo pode identificar presença de  umidade nos elementos construtivos, falhas de uniformidade na superfície de revestimentos, aquecimento excessivo em  dispositivos elétricos, vazamentos em tubulações etc. O trabalho pretende mapear locais com manifestações patológicas  em uma edificação pública da rede de ensino na cidade de Cajazeiras-PB, com auxílio do termógrafo infravermelho modelo FLIR i7. O uso da TI se mostrou eficiente para identificar regiões com anomalias que não seriam facilmente  identificadas e quantificadas a olho nu. A técnica é simples de ser empregada, auxilia na redução de tempo e custo nos  serviços de manutenção predial. O termógrafo torna o trabalho do profissional da engenharia mais preciso e eficiente.  Sob a ótica da sustentabilidade ambiental auxilia na redução dos resíduos de demolição que seriam gerados em intervenções desnecessárias para a solução do problema.

Palavras-chave: Termografia Infravermelha, patologias, umidade, edificações públicas.

.

ABSTRACT

Buildings have been suffering from pathological manifestations for a long time, construction techniques and materials  have changed a lot, and with this, the tools for assessment and inspection of buildings have also had their technological  evolution. A technique that has emerged and has been gaining a lot of attention from engineering professionals, is the  Infrared Thermography (TI), which is based on the formation of thermal images (thermograms) obtained by the devices  (thermographs), through the infrared radiation emitted by the objects. From the temperature variation observed in the  color gradient of the device, it is possible to identify regions with anomalies (thermal variations outside the expected for  the location), which can be configured as a Pathological Manifestation (MP). This non-destructive test can identify the  presence of moisture in the building elements, uniformity flaws in the surface of coatings, excessive heating in electrical  devices, leaks in pipes, etc. The work intends to map places with pathological manifestations in a public school building  in the city of Cajazeiras-PB, with the aid of the infrared thermography model FLIR i7. The use of IT proved to be efficient  in identifying regions with anomalies that would not be easily identified and quantified with the naked eye. The technique  is simple to use, it helps to reduce time and cost in building maintenance services. The thermograph makes the engineering  professional's job more accurate and efficient. From the perspective of environmental sustainability, it helps to reduce  demolition waste that would be generated in unnecessary interventions to solve the problem.

Keywords: Infrared thermography, pathologies, humidity, public buildings.

Anais do Congresso Brasileiro de Patologia das Construções – CBPAT 2020  

1

[pic 2]ISSN 000-0000  1. INTRODUÇÃO

Todos os elementos presentes na natureza possuem um ciclo de vida definido, no contexto da engenharia também é preciso  se preocupar com a vida útil dos componentes e dos materiais que serão utilizados na edificação antes de iniciar sua  execução, sendo um cuidado que deve partir desde a concepção dos projetos nas suas mais variadas disciplinas. A  realização de manutenções periódicas durante a fase de utilização de uma edificação também é fundamental para se atingir  a vida útil especificada no projeto. 

As manutenções preventivas quando são negligenciadas, acabam por gerar desconforto no médio e longo prazo aos  usuários além de prejuízos financeiros. Uma vez que, pequenos problemas que poderiam ser identificados e sanados  facilmente durante as manutenções preventivas, com o tempo, acabam atingindo proporções cada maiores, até apresentar as primeiras MPs. Quando maior for tempo para identificar as causas do problema, maiores serão as dificuldades para  solucionar o mesmo, em alguns casos, acaba sendo mais viável reconstruir totalmente o trecho ou parte com problemas.

A TI apareceu para a construção civil como uma ferramenta de auxílio para os profissionais da área como engenheiros  patologistas, avaliadores de imóveis, pesquisadores e peritos. Considerada como um ensaio não destrutivo, a técnica é  simples e prática de ser aplicada, no mercado é encontrado um serie de modelos de câmeras termográficas portáteis. Essa  ferramenta é capaz de identificar a radiação infravermelha emitida pelos materiais, e nas imagens termográficas geradas  pelos aparelhos, é apresentado uma escala de cores em função do gradiente de temperatura observado pelo aparelho.

Para uma correta aplicação dessa tecnologia é preciso estabelecer critérios e padrões que permitam os profissionais identificarem as anomalias com segurança. A técnica possui grande potencialidade, principalmente para identificações de  anomalias, devido a agilidade e simplicidade nas inspeções, possuindo um leque significativo de possíveis outras novas  aplicações (BAUER; PAVÓN, 2015, p. 93).

2. TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA

2.1 Princípios da técnica  

A termografia é uma técnica de inspeção não destrutiva e não invasiva que tem como base a detecção da radiação  infravermelha emitida naturalmente pelos corpos com intensidade proporcional à sua temperatura. Através dessa técnica  é possível identificar regiões, ou pontos, onde a temperatura está alterada com relação a um padrão preestabelecido. É  baseada na medida da radiação eletromagnética emitida por um corpo a uma temperatura acima do zero absoluto  (BAUER, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com