TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A psicologia no cotidiano escolar

Por:   •  28/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 6

A PSICOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR

                                                                5º Capitulo

        Realizei uma pesquisa na qual levantei dados para a PPS na escola José D’Avila Pinto, essa pesquisa envolve todos os temas relacionados a relações interpessoais.

        Conversando com a supervisão ela falou de como a psicologia pode ajudar no cotidiano, não só dos alunos, como também dos funcionários da escola.

        Segundo ela, a psicologia ajuda o pedagogo a resolver problemas de brigas entre os alunos, mas nem sempre funciona.

        A escola oferece sempre projetos interdisciplinares para inserir os alunos no meio social, em sala os professores realizam projetos voltados principalmente para os valores morais e éticos.

        Atualmente mantemos uma escola onde muitos pais encaminham seus filhos  apenas por benefícios oferecidos pelo governo e os alunos já chegam desmotivados, pois são impostos para virem a aula os que, são impostos para virem a aula os que são maiores deixam claro sua insatisfação e as vezes acabam agredindo o professor verbalmente.

        Fiz uma entrevista com alguns funcionários de escola e eles falaram sobre disciplina e motivação e relataram que a disciplina esta ficando em segundo plano, os alunos não se importam com o professor e a motivação acaba não existindo, os professores estão se sentindo desmotivados e não estão tendo um apoio do estado em relação a como educar os alunos.

        No cotidiano escolar a psicologia é muito importante, pois  na escola existe criança com todo tipo de problema, duvidas da adolescência e com uma pequena noção de psicologia pode ajudar a solucionar alguns conflitos  ate mesmo com os professores que perderam  a motivação podem recuperá-la através da psicologia.

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO BRASIL

MEMORIAL 10

        O seguinte capitulo do memorial da disciplina Alimentação e Nutrição no Brasil tem por objetivo conhecer os alimentos e as vitaminas que cada um possui.

        O nosso corpo necessita de varias vitaminas pra evitar as doenças, se faltar um nutriente sofremos algum tipo de doença.

Os alimentos fornecem nutrientes muito importantes para nossa saúde, somente uma alimentação adequada em termos quantitativos pode fornecer esses nutrientes. O excesso de alimentos pode causar a desnutrição. O consumo de alimentos com alta quantidade de gordura, açúcar e sal pode causar muitos problemas á saúde como obesidade, diabetes, carie dental, hipertensão, alterações ortopédicas, aumento dos níveis de colesterol e triglicérides e doenças cardíacas. O ato de comer é influenciado por diversos fatores como os valores culturais sociais e sensoriais.

        As politicas e programas de alimentação e nutrição no Brasil tiveram inicio na década de 1930, quando ficou definido que o alimento essencial deveria ser um dos itens garantido pelo salario mínimo.

ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E SUSTENTÁVEL

MEMORIAL 11

        Uma alimentação saudável é aquela que atende a todas as exigências do corpo, ou seja, não esta abaixo nem acima das necessidades do nosso organismo.

        Uma alimentação saudável deve ser variada, equilibrada, suficiente, acessível, colorida e segura.

        A alimentação saudável deve-se conter frutas, verduras, legumes e deve se evitar açúcar e gorduras.

        Quando a criança recebe uma alimentação saudável ela se torna resistente a varias doenças entre elas a desnutrição que pode levar a morte. Tem que se ter cuidado com os produtos industrializados, pois eles contem muitos compostos que são prejudiciais a saúde, por exemplo, conservantes, açucares, sódio, gorduras trans.

        Na minha escola se usa muito produtos naturais trazidos de hortas do meio rural, como polpa de frutas, folhas verdes, milhos,, mandioca,, quiabo, maxixe, entre outros.

        A escola se preocupa com a alimentação saudável.

POLÍTICAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

MEMORIAL 12

        Quando a criança chega na escola de jejum, ela pode ficar sonolenta na sala de aula e não conseguir prestar atenção nas aulas, consequentemente prejudicando seu desempenho. Pensando nisso o PNAE, torna-se um programam de direito, pois todo estudante tem o direito de ter essa alimentação na escola para que suas necessidades nutricionais sejam supridas, sendo assim, a alimentação é fundamental para uma educação de qualidade e o sucesso de cada estudante. Á  partir de 2009 o PNAE passou a atender todos os estudantes da educação básica, ou seja, desde a creche até o ensino médio.

        A alimentação escolar melhorou muito desde os tempos passados, hoje ela procura suprir as necessidades que a criança precisa para ter um bom desempenho na escola. O cardápio é variado e agrada a todas as crianças.

PRODUÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS

MEMORIAL 13

        A agricultura tradicional caracteriza-se  por ser praticada em pequenas propriedades com o cultivo de diversos produtos, em geral a produção tem como destino a subsistência das próprias famílias ou pequenos mercados consumidores. A agricultura familiar é o melhor exemplo. Os principais alimentos produzidos pela agricultura brasileira são: soja, milho, arroz, feijão, café e laranja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com