TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação da Saúde Social e os Determinantes Sociais

Por:   •  31/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

Módulo 1

Relação da saúde social e os determinantes sociais

A saúde social refere-se a relação entre saúde de uma pessoa e o ambiente em que vive, o conceito de saúde divulgado pela OMS em 1948 é o estado de mais completo bem-estar físico, mental e social, mas para isso, precisa ser considerados aspectos políticos, econômicos e sociais de acordo com o contexto em que se insere.

Entre os desafios para entender a relação entre determinantes sociais e saúde está a incidência de aspectos como: alimentação, meio ambiente, trabalho, renda, educação, moradia, saneamento básico e acesso a serviços de saúde. Essas questões atuam diretamente na promoção de saúde, que tem um papel significativo na população, consistindo em um conjunto de estratégias políticas, ações territoriais e intervenções que buscam melhorar a qualidade de vida da sociedade.

A reforma sanitária e o SUS (Sistema Único de Saúde) foram projetos criados em volta da promoção de saúde que visa realizar mudanças na saúde brasileira, especialmente para grupos com vulnerabilidade socioeconômica que tem maior dificuldade em acessos aos cuidados de saúde.

Desta forma, conclui-se que  compreensão do papel dos determinantes sociais dentro de um contexto de saúde doença em uma população é de extrema importância saber incluir os princípios do SUS: equidade, integralidade e universalidade, sendo exatamente aquilo que cada individuo precisa para chegar a um determinado objetivo comum.

Módulo 2

Link para acessar o infográfico:

Módulo 3

Saúde sexual e prevenção da gravidez na adolescência

Justificativa: Sabe-se que em municípios com vulnerabilidade econômica e tecnológica, a saúde sexual na adolescência é um tema pouco abordado em instituições de saúde e educação, podendo ocasionar em gravidez precoce, início tardio do pré natal e doenças sexualmente transmissíveis.

Dentre diversos problemas identificados na Atenção Primária à Saúde (APS), a fragilidade social de adolescentes é um tópico importante na prevalência da gravidez na adolescência, sendo necessário inovações para um serviço de saúde estruturado nas comunidades.

Objetivos: Oferecer e facilitar atendimento clínico para adolescentes com ênfase na saúde sexual; estruturar e incentivar o atendimento ao adolescente; realizar atividades educativas para gerar conhecimento sobre gravidez, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis; estimular a realização de exames ginecológicos regularmente; Atendimento psicológico a família e aos adolescentes.

Método: Foi utilizado como base o artigo “Atenção Primária à Saúde e a Organização de Redes Regionais de Atenção à Saúde no Brasil”, devido à falta de dados concretos, foi realizada uma análise do tema estudado e escolhido o assunto proposto pela sua relevância em âmbito nacional e para redução da mesma.

Resultados esperados:  Espera-se que após a implantação da proposta de inovação, caia os índices da gravidez precoce na adolescência, adolescentes iniciem o acompanhamento ginecológico na APS e comecem a fazer uso de métodos contraceptivos, famílias e adolescentes procurem apoio psicológico com profissionais na APS e o início imediato de pré natal para as adolescentes que já estão gravidas.

Módulo 4

O sistema único de saúde, popularmente conhecido pela sigla “ SUS”, foi criado em 1988 como forma de efetivar o princípio de saúde como um direito do cidadão e dever do estado. A partir de sua criação, o Brasil passou a ser o único país a ter saúde universal gratuita para toda a população, sendo brasileiro ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com