TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinantes Sociais de Saúde

Por:   •  28/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

Analisar o processo saúde-doença, expressão usada para se referir acerca das variáveis  que envolvem os aspectos de saúde individuais e de uma população, considerando que tanto a saúde, quanto a doença estão intimamente ligadas, ambas são consequência  dos mesmos fatores Determinantes Sociais da Saúde (DSS).

Os DSS se constituem em conceito da área da saúde pública, que se refere a um conjunto de acontecimentos, fatos, situações e comportamentos da vida econômica, social, ambiental, política, governamental, cultural e subjetiva que afetam positiva e negativamente o cotidiano e consequentemente a saúde dos indivíduos.

Assim, importante ressaltar que o acesso à proteção e ao cuidado da saúde é diretamente proporcional às condições sociais, que envolvem trabalho, renda, habitação, saneamento, limpeza urbano, dentre outros.

O contraste existente nas condições de vida da população no país, onde se verifica que aproximadamente 50% não possui sequer acesso a redes de esgotos, demonstra a situação de vulnerabilidade sofrida por mais de 100 milhões de brasileiros. Causa espanto que o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), aprovado em 2007, previa para 2033 a universalização dos serviços de agua e esgoto. Contudo, com a falta de investimentos públicos na área, o prazo foi esticado para 2060, de acordo com a Confederação Nacional da Industria. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49399768.amp

Essa situação de prolongamento do prazo para a implementação de saneamento no país está diretamente ligada à incidência de uma série de doenças, como Leptospirose, Esquistossomose, Disenteria bacteriana e Tuberculose.

Tal vulnerabilidade social, das camadas da população que vive em áreas densamente povoadas e em locais insalubres, impõe a utilização do conceito de equidade em saúde, porque impactam de forma diferente, e muitas vezes injusta, a saúde de pessoas, grupos sociais e comunidades, no tocante a falta de acesso à proteção e ao cuidado à vida.

Dentre as doenças citadas em ambientes sem saneamento básico, e agravada com a falta de água, alimentação pobre em nutrientes, condições precárias de moradia e transporte precário, a Tuberculose, por exemplo, se constitui em agravo à saúde que se revela como importante marcador de iniquidade social em saúde, comum em favelas e comunidades pobres.

Referências:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49399768.amp

 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312007000100006

 https://www.youtube.com/watch?v=637MgE8hksw

https://portal.fiocruz.br/video/o-obvio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (579.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com