TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Psicomotora A Luz Da Psicologia E Da Psicopedagogia: Em Estudo De Caso De Uma Criança De 10 Anos

Por:   •  18/9/2016  •  Artigo  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  1.692 Visualizações

Página 1 de 11

Avaliação Psicomotora A Luz Da Psicologia E Da Psicopedagogia: Em Estudo De Caso De Uma Criança De 10 Anos

Dênia I. França Santos[1]

Leila Rosângela Da Silva[2]

Georgia Ferreira Tavares Bueno[3]

Resumo

Este artigo trás o estudo do caso de uma criança de 10 anos, do sexo masculino com queixa de comportamento inquieto e agressivo, submetida a testes psicomotores, o que possibilitou definir a idade psicomotora da criança em relação a sua idade cronológica, além de uma analise de suas habilidades psicomotoras.

Palavras - chave: Psicomotricidade; avaliação psicomotora; psicologia, lateralidade cruzada;

Abstract

This article behind the case study of a 10-year-old male with restless and aggressive behavior of complaint, submitted to psychomotor tests, which enabled set the psychomotor age of the child in relation to their chronological age, in addition to an analysis their psychomotor skills.

Keywords: Psychomotor; evaluation psychomotor; psychology, laterality cross;

                                 

INTRODUÇÃO

Este artigo científico tem como objetivo  avaliar o psicomotor de uma criança a partir de uma avaliação psicomotora, que proporciona um melhor conhecimento criança.

Historicamente o termo psicomotricidade surgiu a partir de um discurso medico neurológico no inicio do século XIX, quando descobriram que havia disfunções graves sem o cérebro estar lesionado; Assim, através da necessidade médica de encontrar tais correspondentes, que pela primeira vez se nomeou a palavra psicomotricidade, no ano de 1870.                                                                          “O termo psicomotricidade apareceu através de Dupré, em 1920, significando uma relação entre o movimento e o pensamento” (OLIVEIRA, 1997).

“Etimologicamente, a psicomotricidade tem sua origem no termo grego psyqué, que significa alma e no verbo latino moto, que significa mover frequentemente, agitar fortemente”. (NEGRINE, 1995, p.33).

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. O termo psicomotricidade vem para reformular a velha ideia de homem como sendo um ser cindido para ideia de um ser integral onde movimento, cognição e afeto estão interligados, se relacionando. Estuda-se um sujeito com um corpo em movimento, e como ele percebe, atua e age no mundo. A estimulação dos movimentos psicomotores é importante para que aja uma harmonização dos movimentos com a cognição e os afetos do individuo para que haja uma integralização saudável.

A avaliação psicomotora abrange o desenvolvimento funcional de todo o corpo e suas partes, geralmente esse desenvolvimento esta dividido em alguns fatores psicomotores. Segundo Fonseca (1995), apresenta 7 fatores, os quais são a tonicidade, o equilíbrio, a lateralidade, a noção corporal, a estruturação espaço-temporal, praxia fina e global. Existem verias formas de se realizar uma avaliação psicomotora mais geralmente é realizada da seguinte forma; é solicitado a criança que realize uma série de tarefas em que o aplicador ira observar e avaliar seu desempenho, através de pontuações que ele dará de acordo com o desempenho da criança em cada atividade e é de acordo com essa pontuação que se define a idade psicomotora da criança. Pode se fazer também uma investigação da historia de vida da criança, através de perguntas direcionadas aos pais e também aos professores da criança podendo utilizar um roteiro de anamnese.

Ao se realizar uma avaliação psicomotora observam-se informações e subsídios importantes que possibilitam detectar claramente distúrbios motores/psicomotores que prejudicam a aprendizagem e as interrelações, assim dando espaço para tratamento, proporcionando superação de dificuldades e possibilitando uma melhor adaptação para criança.  

Através da avaliação psicomotora se é capaz de medir características especificas, resultando na identificação do estagio ou fase do desenvolvimento em que a criança se encontra, denominada idade psicomotora que pode ser diferente da idade cronológica em que ela se encontra. Os resultados da avaliação podem quantificar o atraso ou avanço motor da criança, com o objetivo de comparar a idade cronológica com a idade psicomotora. Os estágios do desenvolvimento psicomotor são divididos em 3 etapas, a primeira é de 0 a 3 anos de idade chamada de corpo vivido, a segunda é de 3 a 7 anos chamado de corpo percebido, e por ultimo de 7 a 12 anos chamada corpo representado. Dentro desses parâmetros é feita a comparação da idade cronológica com a idade psicomotora.

METODOLOGIA

Nessa pesquisa foi utilizado como base os modelos para a avaliação psicomotora do livro: Avaliação psicomotora á luz da psicologia e da psicopedagogia, 10° edição, autor; Gislene De Campos Oliveira.

1.1 Participante

Este artigo, foi realizado com uma criança de 10 anos, do sexo masculino, cursando a 3° serie do ensino fundamental, em período integral, em uma escola estadual. Ao nos referir á criança participante, usaremos o nome fictício ‘Marcos’.

1.2 Materiais e instrumentos

Livro; Avaliação psicomotora á luz da psicologia e da psicopedagogia, 10° edição, autor; Gislene De Campos Oliveira. (avaliação psicopedagogia, Avaliação JCLE anamnese).

    1.3 Procedimentos

Primeiro passo foi marcar uma entrevista com os pais da criança, onde foi assinado pela mãe da criança um termo de consentimento livre e esclarecimento. A entrevista foi realizada na casa da mãe da criança onde se encontrava a mesma e seu filho. As perguntas da entrevista foram direcionadas a mãe, ao final da entrevista foi marcada a avaliação psicomotora. A avaliação psicomotora foi aplicada. Foi disponibilizada uma cesta com frutas para a criança durante toda a aplicação dos testes os mesmos foram corrigidos. Foi feita com a mãe da criança uma devolutiva com a conclusão e um plano terapêutico para a criança.

HISTÓRICO DE VIDA

Marcos, idade 10 anos, sexo masculino, nascido em Itaguatins - TO, cursa 3° serie em período integral em escola estadual. Marcos mora com a mãe e o padrasto, e tem apenas uma irmã de 15 anos que não mora com eles.

Queixa trazida pela mãe é a de que marcos é muito inquieto não fica parado nem sentado na escola por muito tempo, e que a professora teria dito que ele é hiperativo e precisaria de medicação.

A mãe de Marcos afirma ter tido uma gravidez tranquila, mesmo sendo uma gravidez não esperada. Marcos nasceu através de parto Cesário com 3.200kg, houve uma complicação em seu nascimento, pois o cordão umbilical estava enrolado no pescoço com duas voltas. Marcos foi amamentado até os dois anos de idade alternando com outros alimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (185.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com