TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADOLESCENCIA E TRANSFORMAÇÕES

Pesquisas Acadêmicas: ADOLESCENCIA E TRANSFORMAÇÕES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

RAQUEL VIANA MONTEIRO

Este trabalho em forma de pesquisa, realizado com três adolescentes entre 12 e 13 anos, moradores da cidade de Arapoema - To, onde foi utilizado um questionário de 12 perguntas à respeito da fase de transformações inerentes à adolescência (primeira etapa: a pré - puberdade), teve como objetivo analisar o desenvolvimento psicossexual e físico ocorridos na adolescência por volta dos 11 anos de idade indo até cerca dos 20 anos. Esta fase é caracterizada pelo aumento da velocidade de crescimento e amadurecimento em várias áreas da vida humana, como a física, psíquica, emocional e social.

Estes adolescentes se enquadram em alguns aspectos da teoria abordada na disciplina de desenvolvimento II. As entrevistas se organizam deste modo:

• A primeira adolescente entrevistada A. S. de 12 anos (mulher). Observa- se uma criança pré- púbere que manifestou características em maioria infantis. Não se notou um desenvolvimento muito considerável a respeito de sua maturidade psíquica, nem muito em seu crescimento físico (aspecto de quem ainda esta saindo recentemente da infância). Uma pré- adolescente em crescimento paulatino e não acelerado como ocorre em muitos casos. Embora respondendo às perguntas, A. S. manifestou certo grau de dificuldade de respostas e entendimento sobre os assuntos abordados de si mesma.

• A segunda adolescente C. M. de 13 anos (mulher). Nela, notou- se uma visão mais aberta de si mesma, do mundo em sua volta, facilidade e compreensão em responder aos questionários, que se concretiza por manifestar um aspecto de crescimento, desenvolvimento e maturidade psíquica, emocional e física.

• E o terceiro adolescente Y. V. de 13 anos (homem). Apresentou uma notável maturidade psíquica e emocional, como também, uma aceleração física - característica de sua elevada estatura. Soube responder com clareza e entendimento todas as perguntas abordadas.

A pré- puberdade é uma serie de transformações que altera todo o sistema físico, emocional e psíquico do individuo. Gerando uma nova visão de si mesmo e do mundo, novos comportamentos e também, podendo ocorrer certas perturbações, questionamentos ou dúvidas, que vai variar de acordo com a maturidade, genética, cultura e o meio de cada um. Onde também, começam a se relacionar com outras pessoas fora do grupo familiar. Desejam ser reconhecidos como adultos, terem sua independência e senso de responsabilidade. É visto que:

A. S. (12 anos), respondeu à princípio não ter percebido mudanças em si mesma, contudo, depois de explicar mais detalhadamente a ela sobre quais seriam estas transformações como por exemplo o crescimento dos seios, ela trocou de resposta, notando que realmente havia mudado algumas coisas em seu corpo, mesmo pouco. Lembrou que aos 11 anos percebeu o crescimento dos seios e da altura. Mas mesmo assim, estas transformações lhe parecem normais. Relatou ter dúvidas e que algumas delas são respondidas pelas amigas. Disse que se vê da mesma forma, mas em contraste, gosta de se arrumar. Não vê o mundo diferente, é o mesmo de antes. Respondeu que sente a necessidade de ser vista como adulta (“queria ser grande”). Não se vê independente dos pais e não acha anormal depender deles, mas abordou que é chato os pais imporem sua autoridade, regras e limites sobre ela. Respondeu que ainda precisa de ajuda para resolver os seus problemas, os familiares lhe ajudam.

C. M. (13 anos), disse que percebeu as mudanças nela aos 11 anos de idade, notando o crescimento dos seios e as espinhas. Disse que houve dúvidas a respeito desta fase e que estas são respondidas em casa e fora de casa (mãe, primas e amigas). Ela considerou como normal estas transformações que lhe ocorreram. Disse também, que passou a se notar mais e que mudou alguns comportamentos em função desta nova visão (gosta de se arrumar). Abordou que hoje vê o mundo diferente, prestando mais atenção ao seu redor. Relatou que tem o desejo de que os outros a vejam como adulta. Não se vê independente da família. Pelo contrario, aceita esta dependência e as regras dos pais, mesmo achando algumas delas chatas e outras necessárias. Disse que não consegue resolver todos os seus problemas sozinha e que precisa algumas vezes de ajuda para resolvê- los.

Y. V.(13 anos), relatou ter percebido suas transformações aos 11 anos de idade, que lhe trouxeram um certo grau de preocupação e perturbação, pois notou ao se comparar com os colegas, que sua estatura era a maior entre todos e também o aparecimento do bigode. Disse que suas duvidas são poucas e que elas estão sendo mais ou menos respondidas pelos familiares, mas que tem curiosidades sobre estas mudanças. O garoto Y. V. disse que passou a se ver um pouco diferente e que começou a se notar mais, mudando também alguns comportamentos (mas gosta do mesmo estilo de vida de sempre, um pouco infantilizado, um pouco adolescente). Respondeu que vê o mundo do mesmo jeito de antes. Não sente a necessidade de ser reconhecido como adulto. Respondeu: “nem adulto, nem criança. Ser adolescente tá bom!”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com