TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADOÇÃO: DA REALIZAÇÃO A ADVERSIDADE

Por:   •  18/5/2019  •  Artigo  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

ADOÇÃO: DA REALIZAÇÃO A ADVERSIDADE

SANTOS, Luciana Ferreira dos

lutiph@gmail.com

TAGLIANETTI, Priscila Mendes de Souza

ptaglianetti@gmail.com

Universidade de Santo Amaro – Curso de Psicologia – 5º Semestre

Projeto de Pesquisa apresentado à Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia I

Professora Dra. Maria Imaculada Cardoso Sampaio

RESUMO

A adoção é um ato jurídico que cria um vínculo de parentesco por pessoas que não possuem laços biológicos, tendo como um de seus objetivos buscar uma família que garanta a reinserção do menor em um núcleo familiar que ofereça condições para que a criança cresça e se desenvolva da melhor forma possível e, conforme a Lei 4.655, as crianças e adolescentes adotados passaram a ter os mesmos direitos e deveres dos filhos naturais. Hoje em dia as leis têm como principal objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, tornando o interesse da criança como central. Todos os adolescentes lutam para encontrar sua identidade, então faz sentido que as crianças adotadas tenham que lutar mais que as outras. Torna-se fundamental a intervenção de profissionais que atuam na área, para compreender os fatores psíquicos envolvidos na relação na família adotiva e da maneira que esses fatores se manifestam dificultando, em determinados casos, a consolidação de um vínculo mais forte com a criança, ajudando os adotantes a elaborarem da melhor forma os conflitos que podem aparecer durante o processo. O objetivo desse estudo é analisar diversos fatores de risco ligados à adoção como os preconceitos e estereótipos ligados ao filho adotivo e o excesso de idealizações e expectativas postas sobre a criança e comparar dados para considerar ou não que os filhos adotivos sao mais problemáticos do que os biológicos.

Palavras-chave: Adoção. Família. Responsabilização. Adolescência. Inclusão.

INTRODUÇÃO

A adoção ocorre quando a família biológica da criança ou adolescente, por algum motivo, não pode dar continuidade à relação familiar, e pode ser definida como um procedimento pela qual a criança é levada para dentro de uma família da qual seus pais biológicos não fazem parte, mas que são reconhecidos pela lei como seus pais. O art. 28 declara que a colocação em família substituta pode ocorrer de três formas: guarda, tutela ou adoção.

O sofrimento experimentado pelos adotantes é consequência de expectativas extremadas depositadas na adoção e na criança, com isso, os adotantes que não têm sua expectativa cumprida experimentam sentimentos ligados ao fracasso, como se a adoção houvesse “falhado”, o adotado se vê rejeitado e passa a ter que lidar com o luto pelo abandono, podendo haver um comprometimento da identidade, da autoestima e da sociabilidade, além de um comportamento agressivo e baixo rendimento escolar. Todos os envolvidos no processo (pais, criança e profissionais), acabam experimento de alguma forma, sentimentos ligados a frustração, rejeição e fracasso, o que pode provocar a procura por culpados e, na maioria das vezes, essa culpa é direcionada à criança por apresentar um comportamento “inadequado”. Nessa hipótese é que parte das crianças adotadas tendem a ser tornar problemáticos, devido as rupturas que sofreram em suas vidas.

Segundo Ebrahim (2001,p.75) “Uma forte orientação altruísta esta substancialmente associada com um ambiente familiar coeso e harmonioso, onde há ênfase constante em atividades intelectuais e culturais”. De acordo com o autor, um ambiente harmonioso pode influenciar na estrutura cognitiva e psicológica do indivíduo e ajuda nas decisões de sua vida.

Os conflitos surgem em qualquer relação familiar, sendo uma família adotiva ou não, e o objetivo desse trabalho é analisar se adolescentes que foram adotados tem maior probabilidade de serem mais problemáticas do que os adolescentes biológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com